Publicado por Redação em Vida em Grupo - 26/12/2011

Projeto de lei pretende obrigar empresas a dar seguro de vida

Um projeto de lei obriga todas as pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) do Ministério da Fazenda a contratar seguro de vida para seus empregados.
 
Segundo a proposta, do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), o seguro contratado deverá garantir um capital segurado que não seja inferior a 50 salários mínimos vigentes.
 
De acordo com o Centro de Qualificação do Corretor de Seguros (CQCS), as empresas terão a liberdade de escolher os corretores e as seguradoras que contratarão. Porém, a concessão do seguro de vida ao empregado deverá ser feita obrigatoriamente mediante intermediação de corretor devidamente habilitado. Na proposta, as empresas também terão de figurar nas apólices, como estipulantes; e terão o prazo máximo de um ano para se adequar a essa lei, caso seja aprovada.
 
Na medida está também previsto que as despesas com a contratação do seguro de vida poderão ser abatidas do imposto de renda anual. Por outro lado, a proposta deixa claro que a empresa não poderá computar os gastos com seguro como salário na hipótese de cálculos de verbas trabalhistas.
 
Automóveis
 
O preço do seguro automotivo é constituído por diversas variáveis, e entre estas uma das principais é o furto e roubo de veículos na região de residência do proprietário. De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), de janeiro a outubro de 2011 foram roubados ou furtados 331.776 veículos no Brasil, enquanto em 2010 o total foi de 377,5 mil, o que indica que o total em 2011 pode atingir a marca de 400 mil unidades furtadas.
 
Além disso, a entidade explica que houve o aumento do custo da mão de obra de reparação de veículos, bem como do preço das peças de reposição, o que tem influenciado o custo do seguro.
 
A Federação aconselha que o consumidor pesquise bastante antes de contratar.
 
Fonte:www.segs.com.br|26.12.11

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

“Não há economia forte sem um mercado de seguros consolidado”, afirma Vergílio

Vida em Grupo, por Redação

Susep libera comercialização dos primeiros produtos de microsseguro

São cinco produtos direcionados a um público-alvo de baixa renda (classes C, D e E).

Vida em Grupo, por Redação

Com foco no seguro de pessoas, é lançado em Salvador o CSP-BAHIA

Com foco na promoção e desenvolvimento dos segmentos de seguro de pessoas, saúde e odontológico, de previdência complementar e de capitalização, foi criado ontem (22/10), em Salvador-BA, o Clube de Seguros de Pessoas e Benefícios do Estado da Bahia (CSP-BAHIA).

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é 3º que mais cresce em seguros de vida no mundo

O Brasil é o terceiro país que mais apresentou crescimento na indústria de seguros de vida em 2011, segundo levantamento divulgado pelo grupo Swiss Re.

Vida em Grupo, por Redação

Especialista defende incentivo fiscal para expansão de seguro de vida

Depois de vencer a inflação e conquistar a estabilidade financeira, o próximo passo para o Brasil avançar no seguro de vida pode vir dos incentivos fiscais, acredita Camilo Pieschacón V, autor do livro El seguro de vida em America Latina:

Deixe seu Comentário:

=