Publicado por Redação em Previdência Corporate - 26/04/2012

Previdência e MTE lançarão plano para reduzir número de acidentes de trabalho no País

O último balanço da Previdência Social revelou que, em 2010, foram registrados 701.496 acidentes de trabalho. Para reduzir este número, os ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego irão lançar, na próxima sexta-feira (27), um Plano Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho, conhecido como Plansat.

A medida é composta por oito objetivos e dividida em tarefas de curto, médio e longo prazo, além de um conjunto de tarefas de caráter permanente. Aliás, a educação continuada é uma das diretrizes do plano, que pretende incluir na grade curricular do ensino fundamental e médio conhecimentos básicos em prevenção de acidentes.

Medidas atuais
De acordo com a Previdência, atualmente, existem duas principais medidas para combater os acidentes no País. A primeira é a adoção da melhoria do reconhecimento das doenças e acidentes do trabalho mediante o combate à subnotificação, com obrigação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de verificar a acidentalidade mediante a checagem dos nexos acidentários das Listas A e B das doenças profissionais e do Trabalho e do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário.

O segundo é o FAP (Fator Acidentário de Prevenção), cujo o fator é um multiplicador, que varia de 0,5 a 2 pontos, a ser aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Saiba como a aposentadoria pode mudar

Congresso, governo e sindicatos voltam a discutir em agosto fórmula para substituir fator previdenciário. Novo fator 85/95, que prevê benefício integral, pode ser aprovado para os trabalhadores da ativa.

Previdência Corporate, por Redação

100 mil podem ter aposentadoria antecipada

Pelo menos 100 mil servidores públicos federais poderão se aposentar mais cedo em função de trabalharem em carreiras de risco.

Previdência Corporate, por Redação

INSS vai cobrar ressarcimento de motorista infrator

O Ministério da Previdência Social apresentou nesta quinta-feira o primeiro pedido de ressarcimento a um motorista responsável por um acidente fatal - e, portanto, responsável pela necessidade de pagamento de pensão a familiares das vítimas.

Deixe seu Comentário:

=