Publicado por Redação em Previdência Corporate - 26/04/2012
Previdência e MTE lançarão plano para reduzir número de acidentes de trabalho no País
O último balanço da Previdência Social revelou que, em 2010, foram registrados 701.496 acidentes de trabalho. Para reduzir este número, os ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego irão lançar, na próxima sexta-feira (27), um Plano Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho, conhecido como Plansat.
A medida é composta por oito objetivos e dividida em tarefas de curto, médio e longo prazo, além de um conjunto de tarefas de caráter permanente. Aliás, a educação continuada é uma das diretrizes do plano, que pretende incluir na grade curricular do ensino fundamental e médio conhecimentos básicos em prevenção de acidentes.
Medidas atuais
De acordo com a Previdência, atualmente, existem duas principais medidas para combater os acidentes no País. A primeira é a adoção da melhoria do reconhecimento das doenças e acidentes do trabalho mediante o combate à subnotificação, com obrigação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de verificar a acidentalidade mediante a checagem dos nexos acidentários das Listas A e B das doenças profissionais e do Trabalho e do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário.
O segundo é o FAP (Fator Acidentário de Prevenção), cujo o fator é um multiplicador, que varia de 0,5 a 2 pontos, a ser aplicado às alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.
Fonte: Infomoney
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
A Receita Federal recebeu, até as 16h desta terça-feira, 725 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013. Este é o quinto dia de envio da prestação de contas dos contribuintes para o Fisco.
Previdência Corporate, por Redação
O cenário de juros baixos atual e o alto nível de emprego no País fizeram com que, em 2012, arrecadação do mercado de previdência privada tivesse o maior crescimento desde 2003, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo publicadas nesta quarta-feira.
Previdência Corporate, por Redação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incluiu uma nova ferramenta no sistema de processos digitais, o e-Recursos. A partir de agora a defesa oral poderá ser apresentada por meio de videoconferência, o que deve reduzir pela metade o trâmite dos processos.
Previdência Corporate, por Redação
O acordo previdenciário entre o Brasil e o Japão passou a valer nesta sexta-feira (16). A medida beneficiará 230 mil brasileiros que residem no Japão e 80 mil cidadãos japoneses que vivem no Brasil.
Previdência Corporate, por Redação
O Ministério da Previdência Social divulgou na última sexta-feira (6) o valor do novo piso previdenciário de 622 reais pagos aos segurados do INSS. Para os benefícios com valor acima do piso o índice de reajuste ficou em 6,08%, conforme inflação medida pelo IBGE.
Previdência Corporate, por Redação
Para 2012, a lista de prioridades do governo na Câmara contempla a votação do projeto que cria o Funpresp - Lei 1992/07 (fundo de previdência complementar do servidor público federal). Também será prioridade aprovar a Lei Geral da Copa e os novos códigos Florestal e Mineral.
Deixe seu Comentário: