Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/10/2015

Policiais mataram 3.022 pessoas no Brasil em 2014

Policiais militares

São Paulo e Rio são os estados mais violentos, segundo relatório.

SÃO PAULO - Um total de 3.022 pessoas foram mortas por policiais no Brasil em 2014 — um número superior a oito pessoas por dia. Os dados foram divulgados esta semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que avaliou, em cada estado, a violência de uma maneira geral, a violência cometida por policiais civis e militares, assim como a vitimização de policiais. Os dados são de 2013 e 2014.

Segundo os dados, policiais civis e militares mataram mais de três mil pessoas em todo o país em 2014, um aumento de 37,2% em relação a 2013. Apenas três estados, destaca o Fórum, conseguiram reduzir a letalidade policial neste período: Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. A Bahia, no entanto, continua sendo o terceiro estado com maior número de pessoas mortas por policiais, 278 vítimas — atrás de São Paulo (965) e do Rio (584). As policias tanto de São Paulo quanto do Rio mataram mais em 2014 do que em 2013, informa o relatório.

“No entanto, digno de destaque, é que o Estado de São Paulo informa o número de pessoas mortas em decorrência de ações policiais em serviço e fora, enquanto o Estado do Rio de Janeiro, apenas informa as mortes por policiais em serviço”, diz a organização — salientando que vítimas de eventuais chacinas cometidas por policiais poderiam, portanto, estar incluídas nos dados de violência em São Paulo, e não nos do Rio, o que é alvo de crítica por parte do Fórum.

RIO É O ESTADO QUE MAIS VITIMIZA POLICIAIS

O total de policiais mortos em serviço e fora dele por decorrência de seu trabalho também é elevado no Brasil. Em 2014, foram mortos 398 policiais, 10 a menos do que no ano anterior. O Rio de Janeiro, com 98 policiais mortos em 2014, foi o estado que registrou maior vitimização de policiais, seguido por São Paulo, com 91 mortos.

Na última segunda-feira, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou uma pesquisa encomendada ao DataFolha que mostrou que, nas grandes cidades brasileiras, metade da população acha que “bandido bom é bandido morto”.

O fórum divulgaria um anuário sobre violência na próxima quarta-feira, mas preferiu soltar os dados compilados aos poucos, ao longo da semana.

Fonte: Jornal O Globo


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Copom eleva projeção de reajuste no preço da gasolina para este ano

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira (27), elevou a projeção de reajuste nos preços da gasolina. Na reunião da última semana, foi estimado um aumento de 6,7% no combustível, considerando a variação acumulada até setembro, ante um acréscimo de 4% estimado na reunião de agosto.

Notícias Gerais, por Redação

Com alta de 2,96%, Bovespa bate maior preço em mais de 1 mês

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) bateu o seu maior nível de preços em mais de 30 dias, numa rodada de negócios em que o investidor acompanhou a onda de otimismo nas Bolsas europeias e americanas.

Notícias Gerais, por Redação

Petróleo limita queda, mas fecha com perdas em NY e em Londres

Os preços dos contratos futuros de petróleo limitaram as perdas ao final da sessão, mas fecharam em baixa em Londres e em Nova York, em um mercado afetado pela crise da dívida na Europa e pelos temores de deterioração da economia mundial.

Notícias Gerais, por Redação

Pane em subestação de Furnas deixa parte de Brasília sem luz

Uma pane nas linhas de transmissão da Subestação Brasília Sul que alimentam a Subestação Brasília Geral, ambas do Sistema Furnas, provocou a interrupção do fornecimento de energia em parte da capital federal na manhã desta segunda-feira.

Deixe seu Comentário:

=