Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/11/2013

Pedidos de recuperação judicial aumentam 10% no ano, aponta Serasa

O pedido de recuperação judicial da petroleira OGX na quarta-feira não foi um caso isolado entre empresas de médio e grande portes. De acordo com dados da Serasa, em setembro dez companhias com faturamento anual líquido superior a R$ 50 milhões lançaram mão do recurso para se proteger de cobranças de credores, mais do que o dobro do observado em igual período do ano passado, quando quatro empresas entraram na Justiça com esse mecanismo. No terceiro trimestre, 29 empresas lançaram mão desse recurso, 45% a mais do que em igual período do ano anterior.

Apesar da alta mais forte entre as companhias de maior porte, a tendência geral é de queda dos pedidos de recuperação judicial, após um pico no início do ano, principalmente entre as pequenas empresas, com faturamento inferior a R$ 4 milhões por ano. A Serasa Experian informou que no terceiro trimestre os pedidos de recuperação judicial recuaram 1,94% em relação ao mesmo período de 2012, enquanto entre abril e junho foram contabilizados 8,7% pedidos a mais. No ano, a Serasa ainda registra aumento de 10% das requisições de recuperação judicial em relação ao mesmo período do ano passado, num total de 662 pedidos entre janeiro e setembro de 2013.
 

Falências

Já os pedidos de falência apresentam tendência mais forte de queda no geral. No terceiro trimestre, credores requisitaram a falência de 441 empresas brasileiras, queda de 16% em relação aos mesmos meses de 2012. No segundo trimestre, na mesma comparação, a baixa havia sido de 12%.

A retração mais acentuada ficou com as micro e pequenas empresas (-22%), mas também recuaram os pedidos de falências das empresas de grande porte, em 7%, na mesma comparação.

No acumulado do ano, foram requisitadas 11% a menos de falências de empresas em relação a igual período do ano anterior, somando um total de 1.326 companhias.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Veja as expectativas e temores dos economistas para 2013

A economia mundial deve andar em ritmo lento, mas com uma possível melhora no segundo semestre; o país deve crescer pouco neste ano, às voltas com uma inflação relativamente alta, mas com muito poucas chances de um novo aumento dos juros básicos (o antídoto do governo contra reajuste dos preços).

Notícias Gerais, por Redação

Prévia do PIB sobe 0,36% em outubro

A atividade econômica registrou avanços de 0,36% em outubro com relação ao mês anterior, na série dessazonalizada, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira, através do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsões de inflação e PIB para 2012

Após semanas de estimativa de alta, as instituições financeiras reduziram a previsão de alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação, para este ano, de 5,28% para 5,27%.

Deixe seu Comentário:

=