Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/01/2012

Medo de agulha afugenta jovens da vacinação, segundo pesquisa

As mãos suam, a pressão cai e as pernas amolecem. Uma agulha de poucos centímetros é capaz de fazer o agente de organização escolar Victor Raphael de Paula Oliveira, de 22 anos, desmaiar. Pode parecer bobagem, mas o medo da picada foi apontado por 78% dos jovens de 11 a 24 anos como um dos motivos que afugentam as pessoas da vacinação. O dado é de uma pesquisa do Instituto Datafolha, que ouviu 854 jovens e 409 pais de jovens.

A última dose da vacina contra hepatite B, por exemplo, Oliveira deixou de tomar por puro medo. "Desde criança, sempre dei trabalho para os meus pais. Tem uma lembrança que me marcou muito, de quando fui tomar uma vacina aos 15 anos. Precisei ir com o meu pai. Tive muito medo e o mal-estar foi tanto, que depois da vacina vomitei dentro da enfermaria”, lembra.

O pavor se repete em exames de sangue e até em tratamentos dentários: ele chegou a passar por uma cirurgia dentária sem tomar anestesia só para se livrar da picadinha. O coração acelera, sinto frio, começo a tremer, meu corpo fica todo sensível, a pressão vai caindo aos pouquinhos, até que desaba totalmente. Uma vez, precisei fazer exame de sangue, mas desmaiei na sala de coleta e precisei ser levado para uma sala mais arejada”, diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:noticias.uol.com.br|26.01.12


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Corpo clínico deve saber lidar com tensão o tempo todo

Se a maioria dos gestores acredita que para que um hospital cumpra os requisitos de qualidade e assistência de uma instituição de alta complexidade é necessário apenas possuir boa estrutura de atendimento,

Saúde Empresarial, por Redação

Veja as diferenças na adoção da tecnologia pelo médico

Em alguns aspectos, os médicos são definidores de tendências tecnológicas. Por exemplo, 62% desses profissionais já usam iPads ou outros tablets, enquanto apenas 19% dos adultos residentes nos Estados Unidos têm esses dispositivos.

Saúde Empresarial, por Redação

Batata Doce para gastrite

A batata oferece muitos benefícios para a saúde, inclusive é muito boa para proteger o estômago dos sintomas da gastrite. A gastrite, é uma inflamação na parede do estômago.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasileiros são os que mais usam emagrecedores na América Latina

Os brasileiros são os latino-americanos que mais consomem remédios para perder peso, segundo levantamento da empresa especializada em pesquisa de consumo Nielsen Holding.

Deixe seu Comentário:

=