Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/07/2012

Saúde alerta sobre cuidados com a baixa umidade do ar

Tempo seco e poluição favorecem infecções e problemas respiratórios

A umidade relativa do ar voltou a cair em São Paulo. A consequência do chamado tempo seco para a saúde vai desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, por exemplo, até o agravamento de doenças respiratórias.

Para evitar ou minimizar a ocorrência de problemas de saúde em decorrência do tempo seco, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.
A baixa umidade relativa do ar dificulta a dispersão de poluentes. Esses poluentes, na forma de diversos tipos de partículas (ácaros, o enxofre que sai do escapamento de veículos, poeira e restos de materiais queimados, entre outros) ao ficarem em suspensão no ar, acabam sendo inalados pelas pessoas, favorecendo a ocorrência de problemas respiratórios e infecções. O pneumologista Fábio Pereira Muchão, do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) "Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”, unidade da Secretaria localizada no bairro de Heliópolis, zona Sul da capital, explica:

— O ar seco traz grandes consequências para a saúde, que vai desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, até o agravamento de doenças respiratórias, pois facilita a entrada de vírus e bactérias. A prevenção é o melhor remédio.

O especialista destaca, ainda, que crianças, idosos e pessoas que já possuem histórico de problema respiratório são os grupos mais vulneráveis às doenças neste período e precisam redobrar os cuidados.

Dicas

• Ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição);

• Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa;

• Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir;

• Não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor;

• Lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto;

• Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira;

• Evite frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shoppings-centers, supermercados e cinemas.

Fonte: R7


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil e Portugal estudam reconhecimento de diplomas médicos

Para facilitar a entrada de médicos estrangeiros no país, Brasil e Portugal discutem mecanismos para promover o reconhecimento mútuo de diplomas de medicina, disse hoje (12) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Saúde Empresarial, por Redação

ConsultaClick ultrapassa 1 milhão de consultas disponíveis

Fundado em 2010 pelo médico João Paulo Nogueira Ribeiro, o ConsultaClick ultrapassou o número de 1 milhão de consultas online disponíveis. Qualquer pessoa pode agendar um horário com seu médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outras especialidades por meio do site.

Saúde Empresarial, por Redação

Tratamento médico em excesso custa quase US$ 7 bilhões

Estudo concluiu que, dentro de um universo de quase 1 milhão de atendimentos avaliados, até 56% deles tiveram procedimentos inadequados nesse sentido

Saúde Empresarial, por Redação

Novo exame mapeia arritmia cardíaca e dispensa uso de cateter

Teste soma informações detalhadas de tomografias computadorizadas do torso dos pacientes à gravação de sinais elétricos do coração

Deixe seu Comentário:

=