Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/05/2011

Maioria da população é contra publicidade dentro de escolas

Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que 56% da população é contra a publicidade de empresas dentro das escolas. O estudo foi encomendado pelo Instituto Alana, que desenvolve o projeto Criança e Consumo.

Dos cidadãos que têm filhos, 59% se opõem à propaganda, contra 49% dos que não são pais e que também não são a favor da publicidade. Na análise por renda, as classes C, D e E mostram os maiores índices de desaprovação da publicidade em escolas, de 60%.

O Projeto Criança e Consumo desenvolve ações no sentido de despertar a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes.

Motivos
Entre os principais motivos apontados para a desaprovação está, em primeiro lugar, o fato de a escola não ser lugar de vender produtos, resposta de 33% dos 2.061 entrevistados. Para 23%, publicidade não tem nada a ver com educação.

Outros dois motivos que também justificam a desaprovação são que a criança pode ser levada a consumir produtos que não são bons para ela e que não estão preparadas para tomar decisões sobre quais produtos devem consumir.

Análise do resultado
De acordo com a advogada e coordenadora geral do Criança e Consumo, Isabella Henriques, os dados mostram que, em sua maioria, a população está preocupada com o bombardeio comercial presente no espaço educacional.

A advogada ainda esclarece que o motivo para a realização da pesquisa foi o aumento das denúncias de pais preocupados com ações de empresas em escolas. Vale lembrar que no País não há uma legislação que aborde o assunto, apenas propostas de regulamentação.

Em âmbito federal, o projeto de lei 87/2011 acrescenta a seguinte frase no artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor: “É proibida toda forma de publicidade de produtos e serviços dentro das escolas de educação básica”.

Fonte: web.infomoney.com.br | 24.05.11 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado eleva estimativa de crescimento da economia para 2,47%

Economistas de instituições financeiras fizeram um leve aumento na projeção de crescimento da economia deste ano

Notícias Gerais, por Redação

Nuvem da internet criará 13,8 milhões de novos empregos no mundo até 2015

A migração de serviços tecnológicos para a nuvem da internet criará 13,8 milhões de novos postos de trabalho no mundo todo nos próximos três anos, sobretudo na Ásia,

Notícias Gerais, por Redação

Ex-presidente do PT é nomeado diretor corporativo da Petrobras

O conselho de administração da Petrobras aprovou o nome do ex-presidente do PT e da própria companhia, José Eduardo Dutra, para a nova diretoria corporativa e de serviços da estatal, em reunião nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma quer investir mais em prevenção, diz ministro

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, voltou a defender nesta sexta-feira (6) seu trabalho na pasta e negou favorecimento a projetos de Pernambuco, seu Estado natal e onde concentra sua carreira política.

Deixe seu Comentário:

=