Publicado por Redação em Vida em Grupo - 10/10/2013

Doença preexistente não exime o dever de pagar seguro de vida


A 5ª Câmara de Direito Civil, por unanimidade, negou provimento ao recurso de uma seguradora que se viu obrigada a pagar aproximadamente R$ 70 mil, referentes a seguro de vida, à família de um contratante.

Na apelação, a empresa alegou que se recusara a pagar o valor porque o segurado, no momento da contratação, omitiu doença preexistente, a qual acabou por levá-lo a óbito.

Apesar de as condições gerais do contrato deixarem claro que o seguro não cobriria moléstias anteriores à aquisição do benefício, para o desembargador Sérgio Izidoro Heil, relator do recurso, a empresa não conseguiu provar que o segurado era portador da doença antes do contrato, nem que ele tinha conhecimento dela.

"Se a seguradora não exige a realização do exame médico ou não busca de alguma forma examinar a saúde do segurado, o que se dá pelo inocultável interesse na captação de clientes, deve assumir os riscos decorrentes da sua própria conduta. A dispensa do exame de saúde importa em assunção dos riscos que tal comportamento acarreta", concluiu o magistrado (Apelação Cível n. 2011.031690-7).

Fonte: Universo Juridico


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguro: diferença entre de vida e de acidentes

A principal distinção entre as duas modalidades está ligada à abrangência da cobertura básica

Vida em Grupo, por Redação

Susep terá mais poderes

O projeto de lei que pretende mudar a natureza jurídica da Superintendência Nacional de Seguros (Susep) está praticamente pronto e deverá incluir novas regras para os contratos de seguros, afirmou ao o presidente da autarquia, Luciano Santanna.

Vida em Grupo, por Redação

Zurich Seguros expande sua atuação e foca Vida e Previdência Privada no Brasil

A Zurich Seguros irá patrocinar a 38º Edição do CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), que ocorre nos dias 13, 14, 15 e 16 de Agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Vida em Grupo, por Redação

Brasileiros contratam mais seguros de desemprego e perda de renda

O brasileiro está contratando mais apólices de seguro contra desemprego e perda de renda. Segundo dados da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida),

Deixe seu Comentário:

=