Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/07/2013

SP: inflação acelera alta a 0,32% em junho

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo fechou junho com alta de 0,32%, após avanço de 0,1% em maio, com pressão do grupo Transportes, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira.

Pesquisa da Reuters mostrava expectativa de alta de 0,36% no mês passado segundo a mediana de 15 projeções, com as previsões variando de alta de 0,2% a 0,56%. Em relação à terceira semana do mês, o indicador mostrou leve aceleração, após avanço de 0,3% na apuração anterior.

Na quarta semana de junho, o maior impacto veio do grupo Transportes, que avançou 0,92%, representando 0,1612 ponto percentual do IPC-Fipe do mês. Na apuração anterior, o grupo havia mostrado alta de 0,04%. Transportes foi afetado pelo aumento das tarifas dos transportes públicos, mas como ele foi revogado, deverá haver alguma reversão desta alta.

Já o setor de Habitação registrou avanço de 0,33%, representando 0,1029 ponto percentual do índice, após leve queda de 0,01% em maio. A inflação continua sendo um fator de preocupação devido à sua resistência em patamares elevados. Em junho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) desacelerou a alta a 0,38%, mas estourou o teto da meta do governo em 12 meses.

O Banco Central (BC) já piorou sua visão para o IPCA neste ano a 6%, ante previsão anterior de 5,7%. Apesar disso, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, acredita que o IPCA fechará este ano abaixo dos 5,84% registrados em 2012, destacando que o BC tem os instrumentos necessários para manter a inflação sob controle.

O IPC-Fipe mede as variações dos preços às famílias paulistanas com renda mensal entre um e dez salários mínimos. A divulgação do IPC-Fipe referente à primeira semana de julho ocorrerá em 11 de julho.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Até 73% dos erros cometidos em hospitais no país são evitáveis

Até 73% dos erros que acontecem dentro de hospitais brasileiros, como medicações trocadas ou operação de membros errados, poderiam ser evitados.

Notícias Gerais, por Redação

Agência aprova resolução contra bombas atômicas no Oriente Médio

Estados membros da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) adotaram nesta sexta-feira uma resolução pedindo que todos os países do Oriente Médio adiram a um tratado mundial antinuclear, depois de um debate que evidenciou as profundas divisões entre Israel e as nações árabes.

Deixe seu Comentário:

=