Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/07/2011

SP: Cirurgia pouco invasiva reconstrói uretra

O Centro de Referência da Saúde do Homem, de São Paulo,  fez a primeira cirurgia de urgência que utiliza procedimento pouco invasivo em reconstrução da uretra –canal condutor da urina– em São Paulo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
 
Com uma pequena incisão de cerca de 1 cm abaixo do umbigo do paciente, a equipe médica do centro reconstruiu a uretra em cirurgia de 40 minutos.
 
O paciente que passou pelo procedimento rompeu a uretra após cair de uma escada.
 
Com a ajuda de um endoscópico flexível, os médicos conseguiram “navegar” por dentro da bexiga do doente até chegar ao canal rompido e realinhá-lo. Eles acompanharam o procedimento por um monitor de vídeo.
 
Na cirurgia convencional, conhecida como “aberta”, o paciente recebe cortes no abdômen e permanece em repouso por, no mínimo, 30 dias. Além disso, é necessário o uso de sonda por três meses, o que faz crescer o risco de infecções.
 
O método utilizado no Centro do Homem diminui pela metade o desconforto pós-operatório e o tempo de utilização do dreno para urinar. Além disso, a pessoa operada volta à vida profissional mais rápido.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 26.07.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Tratamento experimental consegue deter tipo de leucemia severa nos EUA

Amparado pela Constituição de 88 e financiado por uma das maiores cargas tributárias do mundo, o Sistema Único de Saúde - SUS - nasceu com o propósito de garantir atendimento universal, integral e gratuito no Brasil.

Saúde Empresarial, por Redação

Secretários municipais de saúde recebem desafios do ministério

Cerca de 2 mil secretários municipais de saúde, das 435 Regiões de Saúde existentes no País, terão como desafios nos próximos quatro anos melhorar a qualidade da atenção básica, investir em infraestrutura, com construção, reforma e ampliação das unidades de saúde, e humanizar o atendimento à população.

Saúde Empresarial, por Redação

Presidenta sanciona lei que define gastos da saúde

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou, nesta segunda-feira (16), a Lei Complementar nº 141, que regulamenta a Emenda Constitucional 29, aprovada pelo Congresso em dezembro.

Deixe seu Comentário:

=