Publicado por Redação em Dental - 17/04/2012

Saúde bucal em 2012 é melhor do que anos atrás diz especialista

Em 2011, o Ministério da Saúde anunciou que pretendia investir mais de R$ 134 milhões em novos procedimentos odontológicos. Isso porque dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal indicam que 35% da população brasileira possuem alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico.
A meta era ampliar a assistência em saúde bucal para mais 1,15 milhão de brasileiros.

Para isso, criou serviços de atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s), como tratamento de gengiva e canal, cirurgias orais menores, exames para detectar câncer bucal e intervenções estéticas. Para o diretor estadual da Associação Brasileira de Odontologia (ABO Minas Gerais), Eduardo Borges Neiva Ferro, o avanço das tecnologias e dos trabalhos de educação em saúde bucal foi responsável por melhorar o cenário nacional e diminuir o impacto do rótulo de que o “Brasil é o país dos desdentados”.

O cirurgião-dentista Eduardo Ferro destaca que a Odontologia evoluiu muito nos últimos anos, assim como as demais áreas da saúde, em especial as tecnologias ligadas às tendências estéticas. “No passado não havia uma grande preocupação com os dentes. E isso causava um alto índice de extrações de dentes por falta de conscientização.

Com a evolução das técnicas e com as tendências que hoje o mercado nos coloca, que permite levarmos a um custo acessível à população, viabilizaram a melhoria do tratamento e hoje, a saúde bucal é melhor. O índice de desdentados no Brasil, que era o maior do mundo, caiu, mas ainda somos um país de desdentados”, esclarece. Ele lembra que é preciso mostrar à população a importância da escovação, do uso do fio dental, que são básicos, e da necessidade de se visitar um dentista de seis em seis meses.

Quanto às tecnologias na área odontológica, o diretor da ABO Minas Gerais destaca a evolução dos implantes dentários. Para ele, os implantes vieram para solucionar os espaços que ficavam perdidos na boca existentes entre os dentes.

“Hoje isso pode ser reabilitado através dos implantes que são altamente confiáveis, desde que sejam aplicados por especialistas. Atualmente também se trabalha com o laser na área estética, como nos clareamentos ou no tratamento da dor. Então, a evolução da qualidade dos materiais dentários vem solucionar a busca pelo que chamamos de um sorriso perfeito”, frisa Ferro.

fonte: www.jmonline.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Perda de dente, sensibilidade, câncer; pare de fumar no Dia Mundial de Combate ao Fumo

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial de Combate ao Fumo, e o apelo é para que as pessoas larguem o cigarro e preservem sua saúde, inclusive a bucal.

Dental, por Redação

Como os adolescentes podem manter dentes saudáveis e brilhantes?

A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e um sorriso bonito é continuar com os bons hábitos de higiene bucal adquiridos na infância. Independentemente do uso de aparelhos ortodônticos, o importante é:

Dental, por Redação

Clareamento dentário não faz milagres!

Feito o estrago, nem o clareamento dental restaura a cor original dos dentes. O procedimento, que é vedete na odontologia estética, também não faz um branqueamento, esperado por muitos pacientes.

Deixe seu Comentário:

=