Publicado por Redação em Dental - 01/04/2015

Álcool deixa homens mais sensíveis aos sorrisos, diz estudo

Pesquisa americana revelou que, sob efeito do álcool, os homens tendem a retribuir mais sorrisos do que as mulheresO sorriso é uma ferramenta importante para a construção de relações afetivas e profissionais. “O sorriso é o nosso cartão de visitas. Ele transmite saúde, simpatia e até confiabilidade, ou seja, uma pessoa que sorri mais transmite autoconfiança, o que faz com que as pessoas se aproximem mais dela”, diz Juliana Benetti, dentista da Sorridents.

Para que ele traga tais benefícios ao seu portador, é preciso que os dentes estejam esteticamente em ordem. “Escovar os dentes, usar fio dental diariamente, visitar o dentista regularmente e ter hábitos saudáveis são o segredo de um verdadeiro sorriso perfeito”, diz a dentista.

Um grupo de cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, resolveu avaliar o poder do sorriso sob diferentes situações. Para isso, recrutaram 720 pessoas (homens e mulheres) classificadas como bebedores sociais saudáveis e com idade entre 21 e 28 anos. Para uma parte ofereceram vodka com suco de cranberry e para a outra, bebidas sem álcool.

Depois da interação, pode-se observar que o grupo que ingeriu bebidas alcoólicas estava mais receptivo a sorrisos, e essa evidência era bem mais clara nas mesas onde só havia homens. Para os cientistas, esse resultado pode explicar porque os homens são mais propensos a beber do que as mulheres. Além disso, eles acreditam que essa receptividade aos sorrisos, conforme aumenta a ingestão de bebidas alcoólicas, pode ser encarada como um reforço positivo para que eles possam continuar bebendo, fator que pode ser relevante para se estabelecer a dependência.

Análise dos resultados

Segundo Clara Moura Farias, terapeuta especialista em aconselhamento de dependência química pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), o álcool atua no Sistema Nervoso Central de modo a relaxar os estados de alerta e de senso crítico. “Isso faz com que a maioria das pessoas fique mais maleável e assuma condutas que usualmente não assumiria; assim, o tímido fica mais corajoso, o mal humorado pode ficar mais tranqüilo. Além disso, em doses baixas o álcool causa euforia porque há alterações químicas no cérebro que justificam essa alteração”, diz Clara.

Por isso, Clara concorda que o consumo de álcool facilita a troca de sorrisos, mas alerta que essa situação requer atenção. “Se a pessoa passar a acreditar que só a bebida traz esse ambiente onde sorrisos são facilmente trocados e a sensação de bem estar é plena ela pode estar dando o primeiro passo para uma dependência alcoólica”, diz Clara.

Fonte: Portal Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Novidades tecnológicas fazem dentistas detectar cáries antes ignoradas

Até 2010, Amelia Nuwer, de 22 anos, costumava ir ao dentista anualmente na sua cidade natal Biloxi, no Estado do Mississippi. E a cada ano ela recebia um atestado de que gozava de plena saúde bucal: segundo ele, não havia necessidade de fazer restaurações.

Dental, por Redação

30% dos casos de câncer de boca estão ligados ao HPV

Levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, 30% dos pacientes operados em decorrência de tumores que afetavam a região da cabeça e pescoço, desenvolveram o câncer em decorrência de infecção pelo papiloma vírus humano (HPV).

Dental, por Redação

Formação odontológica a serviço da população

Aplicação de políticas públicas na integração da formação profissional odontológica com os serviços de saúde prestados à população é tema de mostra inédita na 46ª Reunião da Abeno, que acontece em agosto, em Florianópolis.

Deixe seu Comentário:

=