Publicado por Redação em Dental - 06/07/2011

Saliva pode ser usada na detecção de doenças

St. Louis, EUA - A saliva humana contém maneiras de se descobrir câncer de mama, diabetes e ou doença auto-imune, de acordo com os novos resultados apresentados no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência/2006.
 
Testes de saliva poderão se tornar uma nova maneira, não invasiva, de diagnosticar rapidamente essas doenças.
 
Para produzir a saliva, as glândulas utilizam um componente solúvel do sangue, conhecido como sérum, como matéria-prima.
 
Médicos esperam, há anos, o surgimento de testes baseados na saliva para substituir os exames de sangue.
 
No ano passado, o biologista oral David Wong, da Universidade da Califórnia, e seus colegas reportaram um progresso no teste de saliva, mostrando que os níveis de quatro das 3 mil moléculas mensageiras RNA tipicamente encontradas na saliva humana eram consistentemente elevadas em pacientes com câncer bucal, mas não em pacientes saudáveis.
 
Recentemente, o time da UCLA teve uma precisão de 94% na tentativa de diagnosticar câncer bucal em 320 pacientes usando essas moléculas como índices.
 
Mas o câncer bucal é apenas o começo. No encontro, Wong disse que sua equipe também examinou a saliva de grupos de 10 pessoas com diabetes tipo 2, câncer de mama ou Síndrome de Sjögren, uma doença auto-imune que aflige, em sua maioria, mulheres, e que destrói as glândulas salivares e pâncreas.
 
Comparando a saliva dos doentes com a de pessoas saudáveis, os pesquisadores encontraram alterações em diversas moléculas de RNA.
 
Os pesquisadores também desenvolveram um protótipo que utiliza a nanotecnologia para testar a presença de moléculas RNA específicas em pequenas amostras de saliva.
 
Fonte: odontologika.uol.com.br | 06.07.11

Posts relacionados

Dental, por Redação

Amálgama dental: seu uso e possíveis efeitos tóxicos

Embora tenham opiniões diferentes quanto à toxicidade do material, especialistas avaliam que, aos poucos, o amálgama deixará de ser usado

Dental, por Redação

Mau hálito pode ser causado por má higiene bucal e também por doenças

Cheiro na boca pode indicar problemas no fígado ou até mesmo diabetes. Médicos alertam para a importância de identificar e procurar um especialista.

Dental, por Redação

Pesquisa analisa percepção pública da saúde bucal no SUS

Tese de doutorado defendida por Marco Antonio Manfredini na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trata do controle social na área e dos entraves à promoção da saúde bucal

Dental, por Redação

Conheça os mitos e verdades do chiclete

Ele pode provocar cáries, mas também faz a limpeza dos dentes

Deixe seu Comentário:

=