Publicado por Redação em Dental - 01/12/2015
Conheça quais alimentos ajudam a manter a saúde bucal
Muito se fala a respeito de alimentos que provocam cáries – como doces em excesso, mel, salgadinhos de amido – ou que amarelam os dentes – vinho tinto, café, beterraba, entre outros – porém, o que poucos sabem é que existem diversos tipos de nutrientes naturais que auxiliam na saúde bucal.
Com uma alimentação adequada associada à higiene correta é possível garantir uma perfeita saúde bucal com dentes fortes e saudáveis. Confira abaixo alguns exemplos de alimentos benéficos para os dentes:
Brócolis – Esse legume rico em cálcio e ferro favorece o fortalecimento do esmalte dental. Além disso, sua consistência rígida estimula a produção de saliva durante a mastigação, formando uma camada protetora nos dentes.
Salmão – Peixes em geral, em especial o salmão, contém cálcio e vitamina D, substâncias que auxiliam a fortificação da estrutura dentária.
Gengibre – Por ser um anti-inflamatório natural, o gengibre ajuda na higienização da mucosa oral, promovendo dentes mais brancos e saudáveis.
Leite e derivados – produtos lácteos como iogurte, queijo e o próprio leite repõem os minerais perdidos pelos dentes, neutralizam o pH oral e ajudam a combater bactérias.
Gomas de mascar sem açúcar – o xilitol, presente em chicletes nas versões sugar-free, pode funcionar como um agente protetor de cáries.
Água – essencial para a vida, a ingestão de água hidrata o corpo e promove uma limpeza superficial dos dentes.
“Esses alimentos funcionam como aliados na saúde bucal e seu consumo não pode substituir uma higiene oral adequada. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental com frequência e utilizar enxaguante bucal diariamente são essenciais no dia a dia do paciente”, disse Sérgio Kignel, especialista em saúde bucal e Estomatologia.
Fonte: Correio de Uberlândia
Posts relacionados
Dental, por Redação
Segundo um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde, até os 12 anos de idade, 37% da população brasileira é acometida por algum tipo de doença periodontal. Entre 15 e 19 anos, este número atinge a casa dos 49,1%, vai para 82% entre 35 e 44 anos e chega à marca de 98,2% entre 65 e 74 anos.
Dental, por Redação
Terceira idade é o termo utilizado para representar a população de indivíduos com mais de 60 anos de idade. O número de idosos cresce de maneira significativa graças aos avanços na medicina, na tecnologia e na melhora das condições de vida e de trabalho.
Dental, por Redação
Estudo realizado pelo Centro Acadêmico de Odontologia de Amsterdã, na Holanda, revelou que as crianças ganham muito em auto-estima e qualidade de vida quando passam por tratamentos dentários.
Deixe seu Comentário: