Publicado por Redação em Previdência Corporate - 06/10/2014

Previdência Privada: planos crescem o dobro em dez anos

Com características que agradam a diversos tipos de investidores, os planos Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) têm ganhado cada vez mais espaço na previdência privada. Atualmente, os VGBLs têm participação de 66% no total da carteira de previdência, quase o dobro da fatia que detinha há dez anos, segundo balanço da Federação Nacional de Previdência Privada (FenaPrevi). – O VGBL tem um potencial de atingir um número maior de pessoas – diz o presidente da FenaPrevi, Osvaldo Nascimento.

A começar pelo planejamento tributário, a maioria da população faz a declaração simplificada do Imposto de Renda, o que torna mais interessante o investimento no VGBL em prol do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL). Em 2014, 58,30% das declarações anuais do IR foram feitas no modelo simplificado.

O PGBL permite que o valor investido seja abatido da base de cálculo do IR, desde que a quantia não ultrapasse 12% da renda bruta anual do contribuinte. Tais planos acabam sendo indicados para quem faz a declaração completa. No futuro, quando o investidor for resgatar o dinheiro, o IR será cobrado sobre o valor total sacado do plano. Já o VGBL não permite abatimentos do IR, sendo assim sugerido para quem faz a declaração simplificada. A vantagem, neste caso, está no fato de que o IR no resgate é cobrado só sobre o rendimento.

Especialistas lembram que a vantagem tributária não acaba aí. Se o objetivo é aplicar no longo prazo, os dois planos são interessantes por não terem o “come-cotas” – cobrança antecipada do IR em maio e novembro –, diferentemente dos fundos de renda fixa e referenciado DI.

Fonte: http://www.oabprev-sc.org.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS permite pagar contibuição em atraso

Muita gente se pergunta sobre a possibilidade de pagar ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) valores que deixaram de ser recolhidos no passado.

Previdência Corporate, por Redação

Receita já recebeu mais de 6,4 milhões de declarações do IR 2013

  A Receita Federal do Brasil recebeu 6.428.190 declarações do IR (Imposto de Renda) da Pessoa Física 2013 até as 16h da última quarta-feira (3).

Previdência Corporate, por Redação

Previdência beneficia futuro aposentado

Os segurados da Previdência Social com 55 anos de idade ou mais que se aposentarem entre dezembro deste ano e novembro de 2013 serão beneficiados pelo fator previdenciário.

Previdência Corporate, por Redação

Nordestinos investem mais na previdência privada

O investimento em previdência complementar está cada vez mais no portfólio da nova classe C emergente. Estudo da Brasilprev Seguros e Previdência mostra que o tíquete médio de contribuição dos planos de previdência no Nordeste cresceu 18% de janeiro a setembro de 2011,

Deixe seu Comentário:

=