Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/12/2012

Previdência estadual x produzir

O projeto do governo estadual que propõe reajuste na alíquota previdenciária, de 11 para 13,25%, para todos os servidores ativos e inativos, merece reflexão política e não apenas técnica. Senão vejamos: o governo mandou um projeto para a assembléia sem fazer cálculo autorial, que aponta o equilíbrio financeiro do sistema previdenciário. O governo simplesmente tomou uma decisão política, de penalizar o servidor, com uma redução salarial de 2,25%.

O Conselho Estadual da Previdência, não foi consultado e sequer teve acesso às discussões, embora a lei afirme que é o órgão máximo da previdência pública goiana, "coitados".

A GOIASPREV autarquia que deveria zelar pela previdência dos servidores, apóia esse famigerado projeto cegamente, aliás, disseram que a Casa Civil e a Segplan que são os tutores do projeto, mas a diretoria que foi indicada pelas entidades dos servidores, apóia e aplaude esse aumento.

Como equilibrar as contas previdenciárias, realmente não é fácil. O modelo adotado pelo Brasil, o da solidariedade, que foi inspirado no modelo europeu pós-2ª guerra, exauriu.

A saída: o governo assumir o passivo previdenciário. Como pagar: parar de dar, doar, impostos a grupos econômicos e mega empresários, através dos famosos incentivos fiscais, como o Produzir. Esse dinheiro vem dos impostos e simplesmente é dado de graça para os ricos.

Portanto, tecnicamente tem saída, os bilhões que vão para poucos, dá para pagar os inativos públicos goianos, que são milhares.

Fonte: dm.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Troca de previdência aberta e fechada

Recentemente, a Susep e a Previc publicaram novas regras (Instrução Conjunta nº Previc/Susep nº 1/2014) com o objetivo de criar e definir claramente os prazos, procedimentos e responsabilidades comuns e específicos relativos à portabilidade entre entidades de previdência abertas e fechadas (os chamados fundos de pensão).

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria por idade à pessoa com deficiência.

A aposentadoria por idade para pessoa com deficiência, definida pela Lei Complementar 142, poderá ser requerida a partir de 09 de novembro e para ter direito é preciso que o segurado seja considerado pessoa com deficiência na data do pedido. Para ter direito ao benefício é preciso cumprir os seguintes requisitos:

Previdência Corporate, por Redação

Prazo para recolhimen​to do INSS vence nesta sexta-feir​a (15)

O pagamento da contribuição previdenciária, referente ao mês de janeiro, de contribuintes individuais, facultativos e empregadores domésticos deve ser realizado até esta sexta-feira (15).

Previdência Corporate, por Redação

Plano de previdência privada garante desconto no Imposto de Renda

Quem faz a declaração completa do Imposto de Renda poderá obter desconto de até 12% em sua renda tributável, caso tenha planos de previdência privada tradicional ou PGBL.

Previdência Corporate, por Redação

Rio grande do norte ganhará até dezembro 11 novas agências da previdência social

Ainda este ano a população de 11 municípios do Rio Grande do Norte vai ganhar modernas Agências da Previdência Social em São José de Mipibu, Monte Alegre, Nova Cruz, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Nísia Floresta, Goianinha, Extremoz, São Miguel e Alexandria.

Previdência Corporate, por Redação

Câmara deve votar esta semana previdência complementar do servidor

A Câmara dos Deputados deverá votar nesta semana o projeto de lei que cria a Fundação de Previdência Complementar do Serviço Público Federal (Funpresp).

Deixe seu Comentário:

=