Publicado por Redação em Dental - 30/05/2012

Partículas que aderem ao dente podem proteger contra a cárie

Partículas que aderem ao dente podem promover uma proteção de longa duração contra a cárie, ao se ligarem às superfícies dentais e liberarem gradualmente agentes antimicrobianos, dizem pesquisadores num estudo publicado numa edição recente do Antimicrobial Agents and Chemotherapy.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Nebraska, Omaha, e da Universidade da Flórida, Gainesville, desenvolveram uma plataforma de liberação de medicamentos que se ligaria às superfícies dentais. Essa plataforma envolveu partículas moleculares de adesão ao dente encapsuladas com um agente antimicrobiano que se mostrou eficaz contra uma cepa particular de Streptococcus mutans.

O Streptococcus mutans é a principal causa de cárie dentária em todo o mundo. A bactéria produz placa e ácidos que, quando combinados, rompem o esmalte dos dentes e provocam a cárie.

Quando a equipe de pesquisa testou as partículas num modelo de superfície dental, verificou que elas eram capazes de se ligar rapidamente à superfície modelo e gradualmente liberar o agente antimicrobiano encapsulado.

Além disso, resultados de estudos adicionais das partículas conduzidos pelos pesquisadores mostraram que elas eram capazes de inibir a cepa de S. mutans em níveis mais altos do que as partículas-controle não tratadas.

"Prevê-se que as micelas de ligação ao dente possam vir a ser formuladas em enxaguatórios bucais que podem ter o mérito da aplicação simples, aceitação cultural e melhor adesão do paciente ao tratamento", dizem os pesquisadores.

Fonte: Colgate


Posts relacionados

Dental, por Redação

Anestesia local pode interromper desenvolvimento dos dentes do siso em crianças

Resultados podem levar à criação de novas estratégias capazes de impedir o desenvolvimento do terceiro molar

Dental, por Redação

O mau hálito, ou halitose, atinge 30% dos brasileiros e cerca de 50% da população mundial, de acordo com a ABHA (Associação Brasileira de Halitose).

Dental, por Redação

Idosos também devem cuidar da saúde bucal

Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira.

Dental, por Redação

Gestantes no dentista

É muito importante que toda a gestante faça acompanhamento com o dentista desde o princípio da gestação. Isto porque a alteração hormonal que ocorre neste período pode causar uma predisposição às doenças gengivais.

Dental, por Redação

Uso toxina botulínica em tratamentos odontológicos

Que a toxina botulínica é eficaz em tratamentos estéticos nós sabemos, mas com fins medicinais e terapêuticos é novidade para muitas pessoas. Hoje, a toxina é utilizada por diversos especialistas e atua em tratamentos neurológicos para pacientes com paralisia cerebral

Deixe seu Comentário:

=