Publicado por Redação em Dental - 10/06/2011

Miniparafuso põe sorriso nos eixos

A Ortodontia, especialidade odontológica que procura aperfeiçoar a função e a estética do sorriso, não pára de evoluir. Uma das mais recentes técnicas auxiliares empregadas pelos especialistas da área para corrigir a posição dos dentes é a colocação de miniparafusos na região lateral da gengiva, que permite melhor correção de diversos problemas ortodônticos.

Os miniparafusos são indicados para pacientes que precisam corrigir o posicionamento de alguns dentes somente e não de toda a arcada. No tratamento convencional deste problema, o aparelho ortodôntico é apoiado em um outro dente já bem posicionado. O problema é que, pelo método tradicional, ocorre influência recíproca de forças, e a tensão resultante pode prejudicar o dente que está em posição correta.

Com os miniparafusos colocados na lateral da gengiva, entre as raízes dentais, o apoio é feito na própria estrutura que se conecta diretamente aos dentes a serem movimentados. Os pinos são fixados ao osso e não se movem, garantindo maior eficiência ao tratamento. “Os meios convencionais de ancoragem não eram 100% eficientes, sempre havia alguma perda na posição dos dentes que forneciam ancoragem. O resultado agora é muito melhor”, explica o periodontista Camillo Morea. Além disso, o especialista ressalta que com os miniparafusos é possível corrigir de forma bem mais conservadora problemas que eram tratados de forma mutilante.

Poucos profissionais dominam a ancoragem absoluta com miniparafusos, e suas aplicações e benefícios ainda são desconhecidos da maioria da população.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 10.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Exame do dente pode revelar idade certa do paciente

Com a análise da polpa dos dentes caninos é possível estimar a idade de pacientes adultos e ajudar órgãos públicos a identificar criminosos

Dental, por Redação

Entenda como funcionam os aparelhos ortodônticos

Para endireitar os dentes não tem muito jeito, aparelho fixo neles. Apesar de a tecnologia trazer opções mais discretas e quase invisíveis, os modelos tradicionais ainda são mais acessíveis e procurados pela maioria das pessoas.

Dental, por Redação

Quem repara num sorriso bonito?

Ainda mais se o rosto tem uma pele bem tratada, moldurados por lábios bem delineados que formam um conjunto perfeito, mas isso tudo passa longe de ser uma simples preocupação estética para ser uma questão de saúde.

Dental, por Redação

Doença gengival pode ter participação na doença de Alzheimer

Um novo estudo feito por pesquisadores na Faculdade de Odontologia da NYU mostra que a doença gengival pode aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Deixe seu Comentário:

=