Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/06/2014

Metade das espécies florestais do mundo corre perigo, alerta ONU

Metade das espécies florestais do mundo está em risco por causa da agricultura e das mudanças climáticas, especialmente no Brasil, alertou a ONU nesta terça-feira (3), ao pedir "ação urgente" para administrá-los melhor.

Em seu primeiro estudo global sobre recursos genéticos florestais, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) informou que as florestas estão encolhendo mais rapidamente no Brasil, na Indonésia e na Nigéria.

"As florestas fornecem alimento, bens e serviços que são essenciais para a sobrevivência e o bem estar de toda a humanidade", explicou, em um comunicado, o diretor de silvicultura da FAO, Eduardo Rojas-Briales.

"Todos estes benefícios dependem de salvaguardar o rico estoque da diversidade genética das florestas do mundo, que está em risco crescente", prosseguiu.

O relatório demonstrou que cerca da metade das 8.000 espécies e subespécies são consideradas em risco.

Os dez países que perderam mais cobertura florestal entre 1990 e 2010 foram Brasil, Indonésia, Nigéria, Tanzânia, Zimbábue, República Democrática do Congo, Birmânia, Bolívia, Venezuela e Austrália, destacou o documento.

Segundo a FAO, a biodiversidade impulsionou tanto a produtividade quanto o valor nutricional de produtos florestais, como vegetais folhosos, mel, frutas, sementes, nozes, raízes, tubérculos e cogumelos.

A diversidade genética também protege florestas de pestes e garante sua capacidade de "se adaptar a condições ambientais variáveis, inclusive aquelas causadas pelas mudanças climáticas", informou a FAO.

A FAO pediu mais esforços para incentivar a conscientização sobre a importância da biodiversidade e combater espécies invasivas, assim como o desenvolvimento de programas nacionais de sementes para garantir a disponibilidade de sementes arbóreas geneticamente apropriadas.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Viver de renda hoje exige ser três vezes mais rico do que em 2003

Viver de renda é um sonho cada vez mais distante dos brasileiros. Para ficar sem trabalhar o resto da vida, somente deixando o dinheiro render acima da inflação em uma aplicação segura, é necessário ser 3,5 vezes mais rico do que era preciso dez anos atrás.

Notícias Gerais, por Redação

Intenção do paulistano de buscar financiamento tem queda de 9,8%

A intenção do paulistano para buscar financiamento teve queda de 9,8% em abril, aponta estudo divulgado nesta quinta-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Notícias Gerais, por Redação

Contra concorrência, Bovespa corta taxas de negociação

A BM&FBovespa deu um importante passo nesta terça-feira para proteger seu mercado, cortando taxas de negociação no mercado de ações a vista e prometendo rever preços de custódia para pessoa física, num momento em concorrentes estrangeiros se preparam para entrar no setor de bolsa de valores.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança de serviços avança 2,9% em setembro ante agosto

Após cinco quedas consecutivas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 2,9% em setembro na comparação com agosto ao passar de 117,5 pontos para 120,9 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas nesta sexta-feira.

Deixe seu Comentário:

=