Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/09/2011

Preço do aluguel no Rio de Janeiro tem alta de 50%

SÃO PAULO – O preço do aluguel no Rio de Janeiro  subiu 50% no primeiro semestre de 2011 em algumas regiões, apresentando alta média entre 30% e 40%. O aquecimento do mercado imobiliário no estado foi estimulado pelos financiamentos dos programas habitacionais do governo federal e pelos eventos esportivos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que estão levando os imóveis do Rio a registrar valorização expressiva.

De acordo com a Agência Brasil, o diretor de locação do Creci-RJ (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro), Carlos Samuel, informou que o estado passou por um longo período de falta de investimento no setor, além das condições de financiamento que não eram ideais.

Segundo Samuel, o aquecimento verdadeiro do mercado começou há cerca de cinco anos, quando o governo federal mudou a postura com relação ao financiamento e ao direcionamento de verbas para construção civil, o que levou uma quantidade maior de pessoas às compras, com prazos maiores e melhores de condições de pagamento.

Cenário
O baixo estoque de imóveis disponíveis para locação e a elevada procura também explicam a elevação. Além disso, a falta de oferta faz com que o preços dos imóveis cresçam na cidade.

Para o Creci-RJ, o cenário tende a ser de estabilidade no segundo semestre. “Para o primeiro semestre de 2012, acredito que haverá efetiva estabilização de preços, principalmente na área de locação, porque, até o fim do ano, haverá a entrega de 20 mil unidades habitacionais no Rio”, afirmou Samuel.

Por outro lado, para o vice-presidente da Ademi-RJ (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), Rubem Vasconcelos, a valorização dos imóveis vai continuar. Segundo ele, o crescimento esta transformando o Rio em grande atração para investidores de outro lugares. “O Rio de Janeiro está resgatando aquilo que sempre foi: a capital turística do Brasil”, explicou Vansconcelos.

Para ele, o preço do aluguel esta ligado ao preço do imóvel, ou seja, se o preço do imóvel aumenta, a tendência é que o valor da locação também aumente.

Estrangeiros no Brasil
De acordo com o diretor do Creci-RJ, o estado vem atraindo a atenção não só de investidores internacionais, mas também de estrangeiros que querem comprar ou alugar imóvel para morar.

A Imobiliária Judice & Araújo registrou alta de 150% do investimento de estrangeiros em imóveis no Brasil, com destaque para cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os clientes internacionais já representam 30% das vendas da imobiliária e movimentaram um valor de R$ 25 milhões nos primeiros cinco meses do ano.

Segundo a assessoria de imprensa da imobiliária, franceses, ingleses, americanos e chineses são os mais interessados em comprar imóveis na capital fluminense.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Lei muda mercado de cuidador de idosos

Famílias vão optar por levar idosos para instituição, prevê presidente de associação    

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios de até 1 salário para cartão final 4

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá pagar nesta quinta-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 4, desconsiderando o dígito.

Notícias Gerais, por Redação

Ipea diz que 6,3 milhões deixaram pobreza de 2004 a 2009

Cerca de 6,3 milhões de pessoas deixaram a pobreza extrema no país entre 2004, quando o Bolsa Família foi criado, e 2009, indica um comunicado apresentado nesta quinta-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).

Deixe seu Comentário:

=