Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/04/2013

Investimentos em empresas crescem 26% em 2012 no Brasil

Os fundos de private equity e venture capital (que compram participações em empresas) investiram R$ 14,8 bilhões em empresas no Brasil em 2012, volume 26,5% maior que o investido no ano anterior.

Os dados constam de estudo realizado pela consultoria KPMG apresentado nesta segunda-feira (15) em evento da Abvcap (Associação Brasileira da Indústria de Venture Capital e Private Equity) em São Paulo.
 
Com recursos levantados junto a investidores institucionais e individuais, os fundos de private equity e venture capital compram empresas com o objetivo de acelerar seu crescimento e rentabilidade e, posteriormente, vender sua participação com lucro.
 
Em 2012, esses fundos captaram R$ 83 bilhões para fazer aportes em companhias no Brasil. O volume representa aumento de 31% em relação a 2011.
 
Desse total, 51% corresponde a capital de investidores brasileiros. Em 2011, a maioria (54%) dos recursos levantados era estrangeiros.
 
O setor que mais atraiu investimentos dos fundos no ano passado foi o varejo, com 23% do volume do capital aportado.
 
As indústrias de petróleo e gás e de incorporação e construção civil vêm em seguida, com 13%, cada uma, do volume total.
 
Em 2011, as empresas de infraestrutura atraíram a maior parte dos recursos, com 13% do total.
 
A opção de saída (quando o fundo se desfaz da participação da empresa) mais realizada no ano passado foi a venda de ações em bolsa ou IPO (abertura de capital), com 46% do total, segundo a pesquisa.
 
Fonte: Folha

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo debate mudanças na tributação de fundos, diz Barbosa

O governo discute com agentes do mercado financeiro estímulo ao investimento de longo prazo no país alterando a tributação e prazos de fundos atrelados aos Certificados de Depósitos Interbancários (DI), afirmou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega estima crescimento de 4% em 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (23) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar em 4% no próximo ano. “Temos que contar com o cenário internacional desfavorável, mas mesmo assim iremos crescer”

Notícias Gerais, por Redação

Diminuição da jornada de trabalho mantém empregos, diz Ipea

Por ser o setor mais afetado pela crise mundial, a indústria do País teve de ajustar as jornadas de trabalho para evitar demissões, informou a pesquisa "Mercado de trabalho - conjuntura e trabalho" divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira.

Deixe seu Comentário:

=