Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/08/2012

Diminuição da jornada de trabalho mantém empregos, diz Ipea

Por ser o setor mais afetado pela crise mundial, a indústria do País teve de ajustar as jornadas de trabalho para evitar demissões, informou a pesquisa "Mercado de trabalho - conjuntura e trabalho" divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira. Segundo o órgão, as horas trabalhadas foram diminuindo com a piora do cenário econômico, mas a prática fez com que o setor mantivesse grande parte dos empregos.

De acordo com o Ipea, nos últimos 12 meses - terminados em maio - 14 dos 19 setores da indústria registraram queda nas horas de trabalho. Os líderes deste recuo foram a indústria de veículos automotores (-8,9% nas horas trabalhadas), produtos de metal (-8,8%), material eletrônico (-8,5%) e couro e calçados (-7,5%).

Em relação aos empregos, 11 setores registraram queda na indústria no período. O setor de produtos de metal teve a maior queda, com -9,9% dos empregos, seguido por couro e calçados (-5,6%), madeira (-4,5%) e material eletrônico (-2,9%).

Atualmente, as horas trabalhadas na indústria apresentam queda de 4,6% em relação ao período pré-crise. Para o Ipea, isso ocorre pois o setor enfrenta grandes dificuldades de recuperação, graças aos problemas de competitividade com a indústria internacional no mercado externo e interno.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economia da zona do euro encolhe 0,2% no 2º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro encolheu 0,2% no segundo trimestre ante os três meses anteriores, e caiu 0,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou nesta terça-feira a agência europeia de estatísticas Eurostat.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe mais de 3% seguindo bom humor externo

O clima positivo nos mercados financeiros globais, garantido pelo resultado melhor do que o esperado do mercado de trabalho americano, só fez crescer ao longo desta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Governo vê espaço para mudar Lei de Licitações

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse na manhã desta terça-feira considerar que há "clima" político para o Congresso para fazer alterações na Lei de Licitações (número 8.666). Mas a votação só deve ocorrer após as eleições municipais de outubro.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha em alta à espera de eleição na Grécia

O principal índice da Bovespa ampliou os ganhos na etapa final do pregão desta sexta-feira e fechou em linha com Wall Street, após ter passado a maior parte da sessão praticamente estável.

Deixe seu Comentário:

=