Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/04/2013

Governo: situação externa não é boa, mas balança comercial será positiva

O ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, se mostrou confiante nesta terça-feira com o resultado da balança comercial para este ano. A diferença entre exportações e importações brasileiras tem amargado resultados negativos desde o início do ano, até ganhar força nos últimos dias de março e registrar um pequeno superávit (com mais exportações do que importações) de US$ 164 milhões. Normalmente, a balança comercial tem resultados positivos na ordem de bilhões de dólares.
 
Pimentel afirmou que espera repetir o saldo comercial registrado em 2012, que foi positivo em US$ 19,43 bilhões. Apesar do superávit, foi o pior resultado dos últimos 10 anos.
 
"Não sabemos se é possível (repetir o resultado de 2012) porque a situação internacional não está boa, a reação das commodities está mais lenta do que esperávamos, mas não tem nada que nos preocupe muito. Vamos conseguir um bom saldo. O que posso dizer é o seguinte: teremos superávit na balança comercial esse ano, com toda certeza, agora quanto? Vamos ver a conjuntura internacional. Março mesmo já tivemos um pequeno superávit e em abril será maior", afirmou o ministro.
 
O contexto internacional, de agravamento da crise financeira, afeta as exportações brasileiras, já que os outros países têm menos dinheiro para comprar os produtos nacionais. Em contrapartida, aumenta a demanda no mercado interno por produtos importados, que têm custo de produção mais baixo que os brasileiros e competem em condições desiguais.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Tesouro passará a compensar mensalmente a Previdência pela desoneração de empresas

A compensação do dinheiro que deixa de entrar nos caixas da Previdência Social, desde que a medida de desoneração de folha de pagamento passou a valer para empresas de diversos setores da economia, em maio do ano passado, será feita mensalmente pela União a partir de agora.

Notícias Gerais, por Redação

Pontualidade de pagamento de empresas é recorde em 2012

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas chegou a 95,4% em 2012, o melhor desempenho anual deste indicador desde o início da série histórica, em 2006, informou nesta terça-feira a Serasa Experian.

Notícias Gerais, por Redação

BC: queda nas taxas cobradas por bancos é determinação de Dilma

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta terça-feira que a redução do spread bancário é uma determinação da presidente Dilma Rousseff.

Deixe seu Comentário:

=