Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/05/2011

Gasolina levou vantagem sobre etanol em 17 estados e no DF em 2010

SÃO PAULO – Os consumidores abasteceram os veículos com gasolina em 2010. Relatório Anual da Revenda de Combustíveis de 2011 da Fenabrave (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes) mostra que, das 27 unidades federativas do País, em 18 a gasolina foi mais vantajosa em relação ao etanol na maioria dos meses do ano.

Ao todo, em 12 estados e no Distrito Federal, o derivado de petróleo predominou em todos os meses do ano passado. Em dois estados, Rondônia e Rio Grande do Sul, o etanol foi vantajoso em apenas um mês. Em Minas Gerais, o derivado de cana-de-açúcar levou vantagem sobre a gasolina durante dois meses apenas e no Ceará e Maranhão, foram apenas cinco meses de liderança.

No ano passado, apenas no Mato Grosso, o etanol levou vantagem ao longo de todo 2010. Em Pernambuco e no Rio de Janeiro, houve empate, com etanol e gasolina levando vantagem em seis meses do ano cada um. Em 2009, o etanol levou vantagem em todos os meses do ano em seis estados e prevaleceu vantajoso na maioria dos meses em outros 10 estados e no Distrito Federal.

De maneira geral, a gasolina predominou na maior parte das regiões Norte, Nordeste e Sul. No Sudeste, a situação ficou praticamente empatada e no Centro-Oeste quem ganhou em vantagem foi o etanol.

Competição
As mudanças, segundo a Fecombustíveis, devem-se principalmente aos aumentos sucessivos de preços do etanol, que ficou caro no ano passado. Em média, os preços do etanol hidratado, que é vendido nos postos, subiu 20% nas usinas, considerando o valor por litro sem impostos. A distribuição e a revenda reajustaram seus preços entre 11% e 12% em média.

“Com a perda da competitividade do biocombustível e um imenso parque de carros flex, a opção do consumidor voltou a ser o derivado do petróleo em praticamente todo o País”, disse a federação no relatório.

Com os preços da gasolina estabilizados praticamente ao longo do ano e com a oferta escassa do etanol, principalmente nos períodos de entressafra, o consumo de gasolina aumentou. Outro ponto que permitiu a liderança da gasolina sobre o etanol ao longo de 2010 foi a redução do percentual de etanol anidro misturado à gasolina, de 25% para 20%, entre fevereiro e abril.

Ao todo, foram consumidos 29,8 milhões de metros cúbicos de gasolina no País no ano passado, um aumento de 17,5% nas comercializações – o melhor desempenho da década. Já as comercializações de etanol, por sua vez, caíram 8,5%. Ao todo, foram consumidos 15,1 milhões de metros cúbicos de etanol em 2010.

Com o resultado, a gasolina ganhou mais espaço na matriz veicular, com um aumento de 2,2 pontos percentuais e representatividade de 27,9% do total consumido no Brasil em termos de volume. Já a participação do etanol na matriz caiu 2,4 pontos percentuais.

Nos postos, a gasolina ampliou em 3 pontos percentuais sua participação na composição das vendas, ao passar de 38% para 41% entre 2009 e 2010, ao passo que o etanol viu sua fatia diminuir em quatro pontos percentuais, ao passar de 25% para 21%.

Fonte: web.infomoney.com.br | 31.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economistas reduzem expectativa do PIB pela 6ª semana consecutiva

Economistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram novamente a previsão de crescimento da economia brasileira para este ano.

Notícias Gerais, por Redação

Em apenas seis meses, projeções para economia brasileira despencam

Ao longo dos seis primeiros meses do ano, o Banco Central divulgou 26 edições do Relatório Focus. Do total, 13 publicações, exatamente a metade, revisaram as expectativas do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro para baixo.

Notícias Gerais, por Redação

Fator previdenciário: governo só apoia proposta que tiver consenso dos sindicatos

Quando o assunto é o fator previdenciário, o governo diz que só vai apoiar uma proposta que for consensual entre os sindicatos.

Notícias Gerais, por Redação

Valor de empresas listadas na Bovespa cai 10,5% em 2011

O valor de mercado das empresas listadas na BM&FBovespa caiu 10,5% em 2011, em relação ao ano anterior, totalizando R$ 2,29 trilhões, referente a 373 companhias. Em 2010, o valor era de R$ 2,56 trilhões, referente a 381 empresas.

Deixe seu Comentário:

=