Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/10/2014

Especialistas dão dicas de como aproveitar melhor o 13º salário

A primeira parcela do 13º será paga aos trabalhadores com carteira assinada até o final do mês que vem e a segunda metade chega até o dia 20 de dezembro. Com o dinheiro na mão, muita gente sai gastando. Antes de correr para o shopping, porém, especialistas sugerem outros jeitos de gastar o dinheirinho extra.

A primeira dica é para quem tem dívidas caras, como as de cheque especial ou rotativo do cartão de crédito: quite-as totalmente ou parcialmente antes de mais nada, já que os juros são muito altos e fazem o valor devido aumentar muito rapidamente.

Os juros corroem o ganho do trabalhador. “Portanto, pagar dívidas é a melhor saída para ter fôlego e colocar a casa em ordem”, diz a economista Karla Freitas. Se as contas superam e muito o seu 13º, separe as principais, negocie o restante e nem sonhe com novas prestações e compras. É final de ano e vai sobrar tentação na sua vida.

“É preciso ser forte para fazer o orçamento voltar para os trilhos, além de destinar o dinheiro extra para as contas”, diz o economista Hélio Hallite. Eles lembram ainda que é preciso enxugar os gastos que não sejam essenciais, ou seja, cortar qualquer gordura será fundamental na dieta das contas. “Não é tarefa fácil. Mas ajuda se houver a determinação em ter uma vida mais tranquila no ano que vem”, acrescenta Karla.

Casa em ordem

Agora, se você tá com as despesas controladas, dá para aproveitar o dinheiros para antecipar parcelas, caso as tenha, e reduzir os juros. Mas também use o dinheiro para as festas de final de ano, presentes e, claro, as despesas de 2015, como IPTU, IPVA e outras que pesam no bolso.

“O ideal, nesses, casos, é dividir o dinheiro em três partes. Uma para as contas, outra para os gastos com os festejos e outra para guardar para possíveis emergências”, resume Hélio Hallite.

Quem tem dívidas

>Não há milagre. Nesse caso, a recomendação é usar o 13º, ou pelo menos parte do dinheiro, para quitá-las.
>Comece pelo débito que tem maior taxa de juros, como cartão de crédito e cheque especial. Se não der para pagar tudo, o ideal é, ao menos, amenizá-las.
>Uma saída para a sobra é negociar com o gerente do banco uma linha de crédito com juros mais baixos, como o consignado.
>Mas, lembrando, que a parcela terá de caber no orçamento!
>Encare uma dieta no orçamento. E, se as contas estão ultrapassando o que você ganha, reduza os gastos e faça as contas fecharem.
>E não adianta  fazer novas contas. Controle-se. Vem Natal e pedidos de presentes. Depois ainda tem festa de Ano-Novo e as despesas de janeiro.
>Tudo isso tem de entrar no seu planejamento. Oortanto, reserve uma pequena parte para  colaborar tudo isso.<

Está sem dívidas

> Para quem está com a vida em dia, a dica é dividir o dinheiro em três partes.
>Uma para os gastos com as festas de fim de ano e os desejos de consumo. Não todos, claro. Faça as contas e veja o que cabe no bolso.
>Vale lembrar que o pagamento à vista acompanha um desconto que pode chegar a 10%.
>Tente fugir de parcelamentos. Os juros estão altos e você fica com parte do salário comprometido com prestações.
>Outra para destinar as contas de começo de ano, como IPTU, IPVA e material escolar.
>E a última deve ir para uma reserva. Afinal, ninguém sabe como será o amanhã.
>O mercado está cheio de opções. Tudo vai depender do seu perfil, do valor e do tempo que a grana vai ficar aplicada.
>A poupança é uma das opções. Não tem taxas e nem mordida do Leão. Porém, há outra forma de investimentos.

Planejamento

>Mas, independentemente do seu caixa, planejar as despesas é fundamental para você nunca perder de vista o ‘estado de saúde de seu orçamento’.
>Não compre nada sem verificar se realmente precisa daquele produto ou serviço.
>Portanto, não compre por impulso. esse é um prato cheio para levar o consumidor para a bancarrota.
>Se comprar for mesmo a opção, pesquise antes de gastar. Bata perna e fuce na internet.
>Chore por descontos. Não é fácil ganhar o suado dinheirinho e todo mundo tá de olho nele. Portanto, pechinche.
>Não gaste mais do que planeja só pra fazer bonito. Lembrancinhas fazem sucesso, sim, e não te levam pro fundo do poço.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/ - especialistas


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Investimentos isentos de IR ganham espaço com os juros em queda

Diferentes modalidades de investimentos isentas de imposto de renda (IR) têm atraído cada vez mais brasileiros, carentes por diversificação desde o início da trajetória de queda dos juros no País.

Notícias Gerais, por Redação

Mantega negocia desoneração de setores da indústria

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir ao longo de toda esta quinta-feira com quatro setores da indústria (têxtil, aeroespacial, móveis e peças para veículos) para negociar a desoneração da folha de pagamento.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil aumenta número de vistos de trabalho para estrangeiros

O número de vistos de trabalho para estrangeiros no Brasil aumentou 32,8% entre janeiro e setembro, com relação ao mesmo período do ano anterior, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=