Publicado por Redação em Dental - 27/07/2015

Escovar os dentes logo após a refeição? Veja 7 erros comuns

Enxaguar muito os dentes e fazer a escovação muito forte são alguns dos erros mais comuns

Escove seus dentes regularmente

1 - Enxaguar muito os dentes

Enquanto a maioria das pessoas pensa que é importante enxaguar muito bem após a escovação, os especialistas discordam. "Queremos que bocheche e cuspa, mas não lave. Assim deixa o flúor nos dentes por pelo menos 30 minutos após a escovação", disse Tam.

 

2 - Escovar logo após as refeições

Nada de comer e ir direto para o banheiro escovar os dentes. É importante esperar 30 minutos. "Alimentação e bebidas ácidas, como suco de laranja, suavizam o esmalte dos dentes, por isso é importante esperar que o pH da boca se equilibre novamente antes de escovar. Estamos sempre com pressa e, por isso, se não for possível esperar, ingira bebidas mais alcalinas, como leite, que são melhores para os dentes", ensinou o dentista.


3 - Escovar muito forte

Muitos acreditam que, para limpar adequadamente, precisa-se escovar bem forte. Grande engano! "Vemos um monte de dentes danificados por escovação vigorosa. Você deve usar uma escova de cerdas macias, o que irá certamente reduzir a quantidade de abrasão e, claro, escovar suavemente", recomendou.

 

4 – Escovar por menos de dois minutos

O tempo médio de escovação deve ser de dois minutos. Portanto, nada de escovar rapidinho. "Se escova por menos de dois minutos, é mais do que provável que esteja deixando depósitos de tártaro e comida nos dentes, bem como todas as manchas", alertou Tam.

 

5 - Petiscar muitas vezes

Petiscar muito ao longo do dia pode levar a problemas de saúde nos dentes e mais danos podem ser causados durante o processo de escovação. "Em uma boca normal, temos um nível de pH que é neutro e, quando petiscamos e comemos comida, os níveis de pH caem e tornam-se bastante ácidos, o que leva a problemas no esmalte", comentou o dentista. A saliva leva cinco minutos para fazer seu trabalho e restaurar o equilíbrio. Por isso, se petisca toda hora, cria um ambiente ácido por mais tempo, aumentando as chances de danos.

 

6 – Escovar apenas a parte da frente dos dentes

Há quem escove apenas a parte da frente dos dentes, porque é ela que fica visível ao sorrir e falar. Outro grande erro! "A placa se acumula na parte de trás dos dentes também", alertou Tam. É muito importante escovar a parte da frente, de trás, de cima e dos lados.

 

7 – Escovar no chuveiro

Escovar os dentes no chuveiro pode parecer uma ótima forma de otimizar o tempo, mas também é um erro, porque significa menos foco no processo de escovação. "É bom escovar os dentes na frente do espelho para que você esteja consciente do que está fazendo. Você precisa olhar o ângulo da escova e ter certeza que está na posição certa", comentou Tam. E não se esqueça de desligar a torneira da pia enquanto escova os dentes por, ao menos, dois minutos.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Livre sua escova de dentes de fungos e bactérias

A escova de dentes é a maior aliada da saúde bucal, mas também pode se tornar uma inimiga se não for conservada adequadamente. Isso porque o instrumento se torna o ambiente ideal para que bactérias, fungos e vírus proliferem.

Dental, por Redação

Sorriso contribui para sucesso profissional

 Pessoas bem humoradas e simpáticas têm mais chances de conseguir as coisas do em todos em âmbitos, inclusive no profissional.

Dental, por Redação

O papel da dieta na saúde bucal

Mudar seus hábitos alimentares pode ajudar a reduzir o risco de cárie dentária. A edição de dezembro de 2010 do Journal of the American Dental Association lembra aos pacientes que ter uma dieta balanceada é importante para manter um sorriso saudável.

Dental, por Redação

Idoso uma escova para cada uso

Nem só das importantes medidas preventivas (Alimentação sadia e Flúor na água/tópico), vive o cuidado adequado com os dentes e cavidade bucal.

Dental, por Redação

Formação odontológica a serviço da população

Aplicação de políticas públicas na integração da formação profissional odontológica com os serviços de saúde prestados à população é tema de mostra inédita na 46ª Reunião da Abeno, que acontece em agosto, em Florianópolis.

Deixe seu Comentário:

=