Publicado por Redação em Dental - 03/06/2011
Um açúcar anticáries
Você não leu errado. Em breve seu dentista aplicará uma substância adocicada, o xilitol, nos seus dentes.
Um estudo em curso na Faculdade de Odontologia de Bauru, no interior paulista, revela que esse açúcar impede a ação de bactérias cariogênicas por meses a fio.
E mais: ele também dá um basta em microorganismos que provocam infecções respiratórias, principalmente as que atingem a laringe e o ouvido médio.
"Desenvolvemos um verniz que libera de maneira lenta e gradativa o xilitol, que é altamente tóxico para esses micróbios", conta a fonoaudióloga Agnes Faustino Pereira, autora da pesquisa.
O açúcar anticáries está em fase de patenteamento. Enquanto isso os pesquisadores por trás da novidade aprimoram sua fórmula.
Fonte: odontologika.uol.com.br | 03.06.11
Posts relacionados
Dental, por Redação
O mau hálito é um problema que está presente na vida de milhares de pessoas. Para minimizar o problema, sabe-se que a higiene bucal é imprescindível, sem esquecer-se do limpador de língua.
Dental, por Redação
A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância?
Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.
Dental, por Redação
Se você tem fobia de dentista, marcar uma consulta pode não ser a coisa mais agradável a fazer durante o dia. Define-se “fobia” como o medo irracional que leva uma pessoa a evitar situações, objetos ou atividades desagradáveis.
Dental, por Redação
Aplicação de políticas públicas na integração da formação profissional odontológica com os serviços de saúde prestados à população é tema de mostra inédita na 46ª Reunião da Abeno, que acontece em agosto, em Florianópolis.
Deixe seu Comentário: