Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/07/2012

O peso da ineficiência do governo

Segundo o economista Haroldo Silva, da OEB, falta de serviços públicos de qualidade pressiona custo de vida da classe média.

Desde a implantação do Plano Real, há 18 anos, o custo de vida da classe média (ICVM) paulistana subiu 222%.

O índice, medido pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), revela algo perplexo, mas que não surpreende: boa parte do aumento se deve principalmente aos preços controlados pelo governo (como luz, água e telefone, que compõem os gastos com habitação) e à ineficiência do poder público em garantir saúde e educação com qualidade à população.

Os segmentos de educação e saúde lideraram as altas, de 447% e 368%, respectivamente, no período entre julho de 1994 e julho deste ano.

"Nos setores em que o Estado não presta serviço apropriadamente, as famílias buscam qualidade, então, pagam mais por isso", avalia o economista Haroldo Silva, da OEB.

Em transportes, segmento em que recaem as despesas com pedágios nas concessões rodoviárias, por exemplo, o custo subiu 313%.

Fonte: www.brasileconomico.ig.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Senado aprova aposentadoria especial para garis

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, um projeto que concede aposentadoria especial para garis e profissionais que atuam na limpeza urbana.

Notícias Gerais, por Redação

Injeção do BCE no sistema bancário supera previsões

Os bancos tomaram 530 bilhões de euros na segunda oferta de financiamentos de três anos do Banco Central Europeu (BCE) nesta quarta-feira, levemente acima das previsões,

Notícias Gerais, por Redação

Petrobras e BG Brasil fecham acordo de cooperação tecnológica

A Petrobras e a BG Brasil assinaram nesta terça-feira um acordo de cooperação tecnológica para desenvolveram, em conjunto, soluções para o pré-sal.

Notícias Gerais, por Redação

Finep tem R$ 2 bi para projetos inovadores

Financiadora de Estudos e Projetos, uma empresa pública vinculada ao Ministério de Ciências e Tecnologia

Deixe seu Comentário:

=