Publicado por Redação em Vida em Grupo - 13/08/2013

Como os corretores podem diminuir os custos tributários

Segundo o advogado Andre Fausto Soares, da A. Fausto Soares Advogados pelo fato de ainda não ter havido alguma alteração legislativa sobre o assunto, o recomendado é que as corretoras de seguros ingressem no Poder Judiciário para que possam obter uma autorização judicial (tutela antecipada ou medida liminar) que permita o recolhimento pela nova alíquota de 3% do COFINS.
 
“Sem essa autorização judicial, nada impediria que fossem autuados pela Receita Federal. Os tributos em questão, quais sejam: CSLL e COFINS, são federais, disciplinados em todo território nacional. Portanto, os profissionais tem o direito de recolherem pela menor alíquota”, ressalta ele.
 
Em resposta ao questionamento da corretora Rita Campos, da Ria Campos Corretora e Adm de Seguros LTDA, em relação ao momento e como fazer para solicitar a restituição quinzenal dos tributos pagos até a presente data, ele aconselha que em pese existência das decisões favoráveis no STJ, não é recomendado que as corretoras de seguros, neste primeiro momento, realizem recolhimento pela nova alíquota.
 
“Isso porque nada impede que algum fiscal da receita autue esta empresa, justamente por não haver legislação específica que autorize a aplicação da alíquota menor. Logo, é importante conseguir mediante uma autorização judicial, a tutela antecipada ou medida liminar que permita esse recolhimento pela nova alíquota. A fim de inibir, portanto, eventuais autuações fiscais”, completa.
 
Vale ressaltar, que as corretoras de seguros estão enquadradas no regime ordinário (comum) de tributação destinada às demais empresas, COFINS: alíquota de 3% incidente sobre o Faturamento e CSLL: alíquota de 9% incidente sobre lucro líquido da empresa.
 
Fonte: cqcs

Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Prêmio de seguros sobe 22%, para R$ 42,8 bilhões até março

Quando somados apenas os seguros gerais, as receitas do setor totalizaram R$ 35,880 bilhões de janeiro a março, alta de 24%, na mesma base de comparação.

Vida em Grupo, por Redação

Zurich Seguros expande sua atuação e foca Vida e Previdência Privada no Brasil

A Zurich Seguros irá patrocinar a 38º Edição do CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), que ocorre nos dias 13, 14, 15 e 16 de Agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Vida em Grupo, por Redação

Microsseguros: desafios e exemplos a seguir

IQPC reúne profissionais do mercado de seguros para debater e apresentar cases práticos de implementação de produtos que atendem comunidades e consumidores

Vida em Grupo, por Redação

Demanda crescente faz surgir alternativas para a expansão do seguro de pessoas

Um dos ramos mais beneficiados pela estabilidade econômica é o de pessoas, que engloba os seguros de vida (em grupo e individual), prestamista, viagem e educacional.

Deixe seu Comentário:

=