Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/11/2012

Como declarar rendas extras no Imposto de Renda?

Dúvida do internauta: Sou assalariado e já pago o Imposto de Renda na fonte. Recebo mensalmente 440 reais pelo aluguel de um imóvel que possuo e outra renda extra como professor. Em ambos os rendimentos extras, não sou tributado na fonte, visto que mensalmente elas ficam na faixa salarial isenta de IR. Devo imprimir um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) mensalmente, somando as rendas extras ou posso simplesmente declará-las no ano seguinte ao ano-calendário?

Resposta de especialistas do

Fica a critério do contribuinte declarar as rendas extras auferidas na Declaração de Ajuste Anual ou antecipar o recolhimento do Imposto de Renda mensalmente sobre a totalidade dos rendimentos auferidos no mês, de tal forma que no ajuste anual não haja um alto impacto no imposto devido.
 
Este segundo caso, que é conhecido por "mensalão", cabe quando o contribuinte recebe de mais de uma fonte de rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual, mas que no ano não tenha sofrido retenção ou a retenção tenha sido inferior à alíquota que será aplicada sobre a totalidade dos rendimentos auferidos.
 
O contribuinte poderá apurar a complementação de imposto somando todas as fontes recebidas nas bases de incidência mensal, calculando o imposto pela tabela progressiva e desse imposto total apurado, deduzir o imposto retido na fonte, se for o caso.
 
Esse recolhimento complementar não é obrigatório, é uma antecipação do imposto que será devido na Declaração de Ajuste Anual e é pago mensalmente em DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) sob o código de arrecadação 0246. O recolhimento do imposto complementar só pode ser efetuado no curso do ano-calendário, até o último dia útil de dezembro.
 
Fonte: exame.abril.com.br

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP: otimismo do empresário do comércio cresce pelo 2º mês

O nível de otimismo dos empresários do comércio paulistano cresceu pelo segundo mês consecutivo.

Notícias Gerais, por Redação

Valor de autuações do Fisco sobe 5,6% em 2012, para R$ 115,8 bilhões

A Secretaria da Receita Federal informou nesta segunda-feira (21) que foram lançados créditos tributários - que são impostos devidos, multas e juros

Notícias Gerais, por Redação

Bancos brasileiros apostam na alta do dólar

A corrida dos bancos brasileiros para liquidar suas apostas na queda do dólar, segundo analistas, explica porque a moeda subiu em um período em que houve forte entrada de recursos estrangeiros no país.

Deixe seu Comentário:

=