Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/02/2014

Benefício assistencial dá direito a um salário mínimo. Quem pode receber?

O benefício assistencial da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) paga um salário mínimo como forma de amparar pessoas muito pobres que não têm direito aos benefícios da Previdência Social.

Para ter direito a este benefício é preciso ser pessoa idosa acima de 65 anos, inclusive, ou ser pessoa que tenha deficiência que a incapacite para uma vida independente e para o trabalho. Essa incapacidade é avaliada pelo serviço social e pela  perícia médica do INSS.

Mas não é só isso. Para ter direito ao benefício da LOAS, a renda familiar deve ser de ¼ do salário mínimo per capita. Ou seja: uma família de quatro pessoas, por exemplo, teria de sobreviver com um salário mínimo para poder receber este benefício.

Dessa forma, se a renda da família superar o nível exigido para a concessão da LOAS, a filha de sua irmã perderá o benefício assistencial. A questão, portanto, não é contribuir para o INSS, mas sim ultrapassar o nível de renda, explica a advogada e professora de Direito Previdenciário Marta Gueller.

O benefício também deixará de ser pago pelo falecimento do beneficiário. Como este benefício é intransferível, ele não gera pensão aos dependentes.

Fonte: www.uol.com.br (Sophia Camargo)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP paga por 1,2 mil médicos que não existem

Profissionais deveriam atuar em postos geridos por Organizações Sociais (OSs)

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha em alta à espera de eleição na Grécia

O principal índice da Bovespa ampliou os ganhos na etapa final do pregão desta sexta-feira e fechou em linha com Wall Street, após ter passado a maior parte da sessão praticamente estável.

Notícias Gerais, por Redação

Juros não podem ultrapassar 2,14%

Instituições financeiras que oferecem empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não poderão cobrar mais de 2,14% de juros ao mês.

Deixe seu Comentário:

=