Publicado por Redação em Dental - 11/10/2016

Beber água de manhã reduz 60% das causas da halitose matinal

 Beber água ao acordar rompe todo esse processo de estagnação bucal, umedece as mucosas antes ressecadas e reidrata o organismo, estimulando as glândulas salivares a retomar a produção normal de saliva. Foto: takayuki / Shutterstock

Não só de manhã, como durante o dia todo, a água umedece a mucosa ressecada, hidrata o organismo e estimula as glândulas salivares

Não adianta negar, apesar de bem desagradável, o mau hálito matinal é um problema que atinge todo mundo, em menor ou maior intensidade. Isso por que a noite, enquanto dormimos, nosso fluxo salivar reduz drasticamente, fazendo com que a proteção natural proporcionada pela saliva seja diminuída.

“Com isso, aumenta a formação de saburra lingual e as bactérias presentes na cavidade bucal decompõem a matéria orgânica, produzindo compostos sulfurados voláteis (principais responsáveis pelo mau hálito)”, diz João Paulo Pinto, cirurgião-dentista especializado em Periodontia e membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA).

A halitose matinal também pode ser causada pelo longo período de jejum que ficamos durante a noite.

“Mesmo durante o sono nosso corpo segue demandando energia para manutenção das funções vitais, e frequentemente recorremos às reservas de gordura existentes para gerar glicose, essencial a este processo. O problema é que esse mecanismo acaba por liberar na corrente sanguínea gases carregados de odor, que após as trocas gasosas no pulmão são liberados no ar expirado, alterando nosso hálito”, diz o especialista.

Beber água ajuda sim!

Segundo João, a pesquisa citada logo no início da matéria traz uma informação que de fato colabora com a eliminação do problema.

“Beber água ao acordar rompe todo esse processo de estagnação bucal, umedece as mucosas antes ressecadas e reidrata o organismo, estimulando as glândulas salivares a retomar a produção normal de saliva, promovendo uma higienização natural da cavidade bucal que determina uma redução dos níveis de compostos malcheirosos relacionados à halitose”, diz João.

Na verdade, a água é mais amiga do bom hálito do que você pode imaginar. “Beber água durante todo o dia, não só durante a manhã, ajuda a manter um hálito saudável, exatamente pelas mesmas razões citadas acima. Precisamos de uma ingestão de líquidos adequada (de aproximadamente 2 litros/dia para uma pessoa de 65 kg) para mantermos um equilíbrio hídrico no organismo, essencial para a manutenção de um fluxo salivar adequado”. Diz o especialista.

Mas água não é tudo

Como acabamos de ver, beber água ajuda muito no combate ao mau hálito, mas claro que se você quer manter o odor bucal sempre fresco terá que fazer mais por sua boca.

A principal forma de combater o mau hálito é realizar rotineiramente uma correta higiene dos dentes, gengivas, língua e garganta, principais nichos bacterianos da boca, responsáveis por pelo menos 90% dos casos de mau hálito.

“Cabe ressaltar que a qualidade dessa higiene é mais importante do que a quantidade. E o dentista é o profissional capacitado para instruir e treinar seus pacientes para que realizem técnicas eficazes e também para indicar quais são os produtos de higiene mais adequados para cada indivíduo”, diz João.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Suplementos de proteína podem causar mau hálito

Em busca da boa forma, muitos atletas consomem sem controle suplementos vitamínicos que podem causar saburra lingual e halitose

Dental, por Redação

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

Dental, por Redação

Tecnologias detectam cárie antes de ela aparecer

Alguns avanços no diagnóstico da cárie, antes mesmo de a lesão aparecer, já começaram desde a década de 1990.

Dental, por Redação

Escova gasta pode danificar dentes e gengiva

Não existe um prazo exato para trocar a escova de dentes, tanto que elas não vêm com prazo de validade na embalagem.

Dental, por Redação

Brasil Sorridente aumenta produção de próteses dentárias em 85%

O programa Brasil Sorridente , que busca melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira, aumentou a produção de próteses dentárias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe seu Comentário:

=