Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/09/2012

BC: previsão de crescimento do PIB despenca para 1,6% em 2012

O Banco Central reviu nesta quinta-feira a previsão de crescimento da economia brasileira para 2012, que passou de 2,5% em junho para apenas 1,6% em setembro. A estimativa está no relatório de inflação publicado a cada três meses pela autoridade monetária. Na última revisão, o BC já havia reduzido a estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, de 3,5% para 2,5%.

Para o BC, a piora no cenário da economia brasileira este ano se justifica, principalmente, pelo desempenho da indústria. A estimativa anterior da autoridade monetária era de que a produção do setor tivesse alta de 1,9% este ano, projeção que passou para 0,1% negativo. As estimativas para a agropecuária se mantiveram praticamente estáveis, ao passarem de -1,5% para -1,4%.

O consumo das famílias deve diminuir até o final do ano, segundo as perspectivas do Banco Central. A estimativa de crescimento da demanda doméstica passou de 3,5% em junho para 3,3% na previsão divulgada hoje. Em contrapartida, os gastos do governo devem aumentar, de 3,2% para 3,7%.

A previsão para as exportações brasileiras caiu 3,2 pontos percentuais entre junho e setembro, atingindo apenas 0,9% de crescimento para o ano. O País também deve importar menos produtos, já que a projeção do Banco Central para o item caiu para menos da metade, passando de 5,6% há três meses para 2,7%. Segundo a autoridade monetária, a revisão reflete a moderação da demanda doméstica.

 Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Veja as expectativas e temores dos economistas para 2013

A economia mundial deve andar em ritmo lento, mas com uma possível melhora no segundo semestre; o país deve crescer pouco neste ano, às voltas com uma inflação relativamente alta, mas com muito poucas chances de um novo aumento dos juros básicos (o antídoto do governo contra reajuste dos preços).

Notícias Gerais, por Redação

Mantega garante continuidade de estímulos para expansão interna

Durante a abertura da terceira edição da Automec - feira internacional do setor de autopeças -, realizada nesta terça-feira (10), o ministro da Fazenda,

Deixe seu Comentário:

=