Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/07/2014

Adesão à previdência privada ainda é baixa

Em busca de um futuro tranqüilo e da manutenção da renda nos mesmos patamares da ativa, cada vez mais os trabalhadores brasileiros aderem à previdência privada. Em 2013, segundo dados de pesquisa realizada pela Federação Nacional de Previdência Privada de Vida (Fenaprevi), mais de R$ 73 bilhões foram arrecadados pelo setor, representando um aumento de 4,56% em relação ao ano anterior.

Os clubes fechados de previdência complementar, que se dividem em duas categorias, podem ser uma boa opção para os trabalhadores preocupados com o futuro. Os clubes patrocinados são aqueles em que a empresa entra com uma parte, igual ou não, da cota paga pelo trabalhador e os fundos instituídos, que podem ser geridos por associações ou sindicatos, por exemplo, em que não há participação do clube para a formação do benefício.

A instituição do fundo de previdência privada é prerrogativa da empresa e, quando decide pela formação deste, passa a oferecer um benefício de alto valor agregado, que pode fazer parte, até mesmo, de estratégias de retenção de talentos e mão de obra qualificada.

OABprev - Há 10 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB-MG) lançou o Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OABprev-MG). A entidade arrecadou mais de R$ 18 milhões em 2013, crescendo acima de 20% em relação a 2012. Para 2014, o OABprev-MG espera expansão de 30% e, com isso, elevar em 20% o número de contribuintes.

De acordo com o presidente do OABprev-MG, Roberto Perecini, o brasileiro ainda não tem a cultura da poupança e muito menos de previdência privada. Lentamente esse mercado vem se abrindo e novos produtos vêm sendo lançados para atender necessidades específicas dos clientes. "Fomos doutrinados a pensar só no presente. Muita gente acredita que previdência privada é coisa de Àvelho", mas, ao contrário, é na juventude que devemos pensar no futuro. A média de idade dos interessados está na casa dos 40 anos. Precisamos estimular que o jovem faça isso para o bem das pessoas e do país", avalia Perecini.

As novas gerações, naturalmente conectadas, têm um espírito empreendedor muito desenvolvido mas, apesar disso, ainda poupam pouco. O uso da tecnologia facilita a comunicação, mas ainda é preciso fortalecer o entendimento da mensagem. "Essa geração aprendeu a ganhar dinheiro, agora precisa aprender o que fazer com ele. A previdência privada é uma forma de viabilizar sonhos como uma viagem, mandar o filho estudar no exterior ou abrir o próprio negócio no futuro", cita o presidente.

Atuante em outras dez seccionais (Acre, Amapá, Espírito Santo, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima), o crescimento do OABprev-MG tem um longo caminho a ser percorrido. "Temos um número grande de advogados a ser prospectados e suas famílias, algo em torno de 3 milhões de pessoas. O importante é dar segurança aos participantes. O nosso perfil de investimentos é conservador. Devemos primar pela boa governança e transparência. Diante de um mercado volátil e de um ano atípico como 2014, o mínimo que devemos entregar aos nossos clientes é segurança e rentabilidade", completa.

Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Aposentadoria integral pelo INSS exige até 7 anos a mais de trabalho

Trabalhadores que querem se aposentar e receber o mesmo valor do salário na aposentadoria concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ter que trabalhar por até sete anos além do exigido pela Previdência, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo publicadas nesta segunda-feira.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência é opção de investimento

Apesar de serem muitas as tentações para se gastar o 13° salário, o ideal é aproveitar parte do dinheiro a mais para investir. Um bom destino é aplicação em planos de previdência privada. Dentre as muitas vantagens, está o recebimento de benefícios fiscais já na declaração de Imposto de Renda (IR) seguinte.

Previdência Corporate, por Redação

Criada Fundação de Previdência do servidor

O governo publicou nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) o decreto 7.808, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe).

Deixe seu Comentário:

=