Publicado por Redação em Previdência Corporate - 24/11/2011

Acordo entre Previdência e CNA facilita cadastramento

O Ministério da Previdência Social (MPS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estabeleceram Termo de Cooperação Técnica que permite à CNA e às entidades a ela vinculadas realizarem o cadastramento dos segurados especiais, ou seja,o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)do segurado especial que é um mecanismo para permitir que no futuro o segurado especial possa ter o mesmo direito que hoje tem o trabalhador urbano de se aposentar em 30 minutos.

Durante a cerimônia, o ministro Garibaldi Alves Filho, ao lado da presidenta Dilma Rousseff, lembrou que a Previdência Social é o mais tradicional instrumento de garantia de renda à disposição dos trabalhadores e idosos brasileiros. O INSS paga mensalmente 28,9 milhões de benefícios, como aposentadorias, pensões, auxilio-doença, salário-maternidade e outros. "Sem esses benefícios, cerca de 23,1 milhões de pessoas estariam condenadas a situação de pobreza", afirmou.

O ministro destacou ainda que na área rural, a Previdência paga 8,4 milhões de benefícios, com um custo estimado em cerca de R$ 60 bilhões para este ano, com uma arrecadação que não deve chegar a R$ 6 bilhões. Porém, segundo o ministro " mais importante que a necessidade de financiamento da previdência rural é o seu papel em manter o trabalhador no campo e movimentar a economia das pequenas cidades do país, gerando alimentos e evitando o inchaço das grandes cidades".

A assinatura do acordo foi ontem durante o seminário " Os Desafios do Brasil como 5ª Potência Mundial e o Papel do Agronegócio", promovido pela CNA. A presidenta Dilma Rousseff participou da solenidade. De acordo o Secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim,  esse cadastro vai facilitar a vida do segurado especial, que trabalha no campo " hoje, quando ele precisa de um benefício ele tem que levar toda a documentação. "Com o cadastro ele vai prestar as informações anualmente, pela internet, ou nas agências do INSS ou ainda na CNA ou na Contag, permitindo que quando o segurado precise de um benefício, este seja automaticamente reconhecido", afirmou.

Fonte:http://www.youtube.com|24.11.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Futuro tranquilo: conheça 5 opções para complementar sua aposentadoria

  A estratégia de colocar os ovos em várias cestas é a mais recomendada para formar um patrimônio sólido e alcançar uma vida melhor no longo prazo

Previdência Corporate, por Redação

Participação nos lucros das empresas pode ter desconto no imposto de renda

Uma grande parcela dos trabalhadores brasileiros recebe um dinheiro a mais todos os anos - é a participação nos lucros e resultados das empresas. Em 2013, tem novidades no desconto do imposto de renda dessas pessoas.

Previdência Corporate, por Redação

Internacional: garibaldi filho fala sobre a contribuição da previdência social para o desenvolvimento do país

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse, na manhã desta segunda-feira (23), durante sua palestra na 8ª Conferência Ibero-americana de Ministros de Emprego e da Previdência Social,

Previdência Corporate, por Redação

Valor de contribuição incentiva donas de casa a se inscreverem na Previdência

A presidente do Movimento das Donas de Casa de Goiás, Maria das Graças Santos, disse que a redução no valor da contribuição previdenciária, estabelecida pela Lei 12.470 em outubro do ano passado, é um avanço.

Previdência Corporate, por Redação

INSS libera consulta a benefício com reajuste na quarta

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai liberar, na próxima quarta-feira (18), a consulta ao extrato com os valores das aposentadorias reajustadas, que começam a ser pagas no dia 25.

Deixe seu Comentário:

=