Publicado por Redação em Previdência Corporate - 09/08/2012

Incluir autônomos na Previdência Social é o maior desafio do Brasil na área, diz Ipea

Em 2009, 10,7 milhões de trabalhadores autônomos não tinham proteção previdenciária

Mesmo com uma série de medidas para motivar a contribuição de prestadores de serviço e pequenos empresários à Previdência Social, o Brasil ainda apresenta um déficit de cobertura, segundo o estudo “Políticas sociais: análise e acompanhamento”, lançado hoje (8) pelo Instituto de Pesquisa Economia Aplicada.

Em 2009, existiam no país 10,7 milhões de trabalhadores por conta própria sem proteção previdenciária no país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), utilizada pelo estudo. Apenas 3 milhões de autônomos contribuíam com a previdência no mesmo ano.

“Temos ainda uma grande parcela da população em idade ativa sem proteção. Incluir essas pessoas é um desafio grande para o país”, afirmou o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão, responsável pelo estudo. “Ampliar o mercado formal e o emprego com carteira assinada é o melhor caminho para isso.”

Em geral, os excluídos da Previdência Social são, de acordo com o estudo, “aqueles que exercem suas atividades no meio urbano e auferem rendas baixas e instáveis”, além de trabalhadores de empresas de porte muito pequeno.

O estudo destaca, no entanto, que o governo brasileiro tem tomado medidas para incluir mais trabalhadores na Previdência Social. As principais são simplificações no procedimento de recolhimento e a regularização de autônomos como microempreendedores individuais. 

“Essas medidas não têm produzido grandes efeitos em termos de aumento da arrecadação previdenciária, uma vez que o principal incentivo que elas oferecem à filiação de trabalhadores é justamente a redução no valor das contribuições”, aponta o texto, destacando ainda que é fundamental produzir dados sistemáticos sobre o tema para acompanhar e monitorar a inclusão de trabalhadores na previdência.

Fonte: www.redebrasilatual.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

IR:Previdência para filhos poderá ser abatida

O recolhimento à previdência privada de contribuição para filhos estudantes de até 24 anos de idade e sem renda própria poderá contar com abatimento na base de cálculo de deduções do Imposto de Renda,

Previdência Corporate, por Redação

Dilma diz que irá inaugurar 182 novas agências do INSS em 2012

A presidente Dilma Roussef disse na manhã desta segunda-feira (30), durante seu programa de rádio "Café com a presidenta", que irá inaugurar 182 novas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2012.

Deixe seu Comentário:

=