Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/11/2014

Usuários podem recorrer a planos de saúde e à ANS para reclamar de filas

Nem mesmo ligar para laboratórios com três meses de antecedência garantiu uma vaga imediata para que Viviane Batista, 35, grávida, conseguisse fazer a ultrassonografia que precisava.

Do outro lado da linha, a informação se repetia: as próximas datas disponíveis eram apenas em janeiro. "Isso me deixou em pânico. Fiquei com medo de não conseguir fazer no período pedido."

A solução foi recorrer aos órgãos de defesa do consumidor e sites na internet. "Em quatro dias, me deram retorno", comemora.

A medida é uma das recomendações para quem não sabe o que fazer diante da demora para marcar e realizar exames nos laboratórios.

"Se o consumidor está tendo problema com o prestador, tem que reclamar nos órgãos de defesa do consumidor, na ANS e no plano de saúde, porque ele é quem contrata [os laboratórios]", recomenda Maria Inês Dolci, coordenadora da ProTeste.

Para ela, há necessidade de reorganizar o sistema para evitar a demora também na autorização de exames pelos planos, além de construir novas unidades.

"Hoje, a quantidade de usuários é muito maior do que a quantidade de prestadores. A conta não fecha."

Já a ANS diz que as operadoras de planos de saúde têm obrigação de disponibilizar prestadores de serviços -como médicos, hospitais, laboratórios- para garantir o atendimento contratado.

Caso isso não ocorra, diz, o cliente deve reclamar primeiro com a operadora. Se não houver solução, deve recorrer à ANS.

Em nota, a Abramge, entidade que representa planos de saúde, afirma que as operadoras "não possuem interferência na agenda da rede de prestadores credenciada e que as marcações ocorrem de acordo com a disponibilidade do laboratório".

Fonte: Folha


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Consumo regular de uva e soja previnem hipertensão

As uvas, ricas em potássio e antioxidantes, e a soja, em isoflavonas, podem ser armas eficazes para prevenir a hipertensão, importante fator de risco cardiovascular, segundo dois estudos publicados no último domingo (25) durante uma grande conferência de cardiologia nos Estados Unidos.

Saúde Empresarial, por Redação

Novo presidente dos cardiologistas defende igual atendimento dos planos de saúde e do SUS

O novo presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Jadelson Andrade, que assume o cargo na próxima sexta, dia 16, defende a necessidade de que o atendimento de excelência que recebem os brasileiros protegidos por planos de saúde venha a ser o mesmo oferecido aos usuários do SUS,

Saúde Empresarial, por Redação

Entenda o Programa Hospital Domiciliar

A prefeitura municipal de São Paulo lançou mão de uma nova estratégia para ampliação de leitos e do atendimento no sistema de saúde pública: o Programa Hospital Domiciliar.

Deixe seu Comentário:

=