Publicado por Redação em Dental - 20/04/2012

Uso do Fio Dental vs. Revisão sobre Gengivite

Passar ou não o fio dental? Essa pode ser a pergunta que você se faz ao olhar no espelho.
Mesmo que você escove os dentes, existem benefícios em dizer sim ao fio dental, segundo uma revisão científica recente.  A revisão sistemática, que incluiu os resultados de 12 estudos controlados randomizados, concluiu que o uso regular do fio dental reduz os sinais da gengivite – quando associados à escovação regular dos dentes.

A revisão da base de dados Cochrane Library publicada online em dezembro de 2011 examinou a eficácia da escovação isolada e da escovação associada ao uso de fio dental no combate às doenças periodontais e à cárie dentária em participantes do estudo com 16 ou mais anos de idade.

O esforço foi realizado porque os revisores queriam determinar a eficácia do uso regular do fio dental, que é comumente recomendado e anunciado como um auxiliar na limpeza dentária.

“Os pacientes preocupam-se com frequência, e com razão, com o sangramento da gengiva e esta revisão mostra que o uso do fio dental é eficaz na redução da gengivite e da tendência das gengivas ao sangramento”, disse Dr. Trevor Johnson, um dos autores do estudo, ao Journal of the Canadian Dental Association. Dr. Johnson é vice-presidente do comitê da pesquisa no Royal College of Surgeons no Reino Unido.

A Associação Dental Americana possui informações públicas sobre o uso do fio dental, ADA.ORG (em inglês), que incluem uma lista de fios dentais que possuem o selo de aprovação da ADA e atendem os critérios da ADA de segurança e eficácia. Acesse a lista em ADA.ORG Floss

Fonte: www.colgate.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Escova de dente mal lavada pode causar infecções graves

É fundamental lavar, secar e armazenar a escova de dente corretamente para evitar a proliferação de bactérias que podem causar doenças graves

Dental, por Redação

Conheça seis drogas que prejudicam os dentes

Os vilões da saúde bucal estão por todo canto. Alguns já são velhos conhecidos, como o fumo e as drogas, outros, apesar de terem sua função para o organismo, podem prejudicar a boca

Dental, por Redação

Lactobacilos vivos combatem doença periodontal

Já imaginou pílulas de bactérias que fazem bem para a saúde? Por mais estranho que pareça, foi nisso que uma indústria farmacêutica sueca investiu quando desenvolveu pastilhas com lactobacillus reuteri Prodentis.

Deixe seu Comentário:

=