Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/06/2011

Trichet: presidente do Banco Central Europeu sinaliza alta do juro para julho

SÃO PAULO  – O presidente do BCE (Banco Central Europeu), Jean-Claude Trichet, sinalizou para uma elevação na taxa básica de juro em julho, ao afirmar que o banco precisa manter “forte vigilância” quanto ao comportamento da inflação. Nesta quinta-feira o BCE decidiu não alterar a taxa básica de juro na Zona do Euro, atualmente em 1,25% ao ano.

O termo já foi utilizado anteriormente para indicar que uma medida de aperto monetário estaria em curso no mês seguinte, tal como ocorreu na última vez que o BCE realizou tal movimento, em abril deste ano. A autoridade da política monetária europeia disse que a instituição fará de tudo para prevenir que a alta dos preços se transforme em uma pressão inflacionária mais generalizada.

Pressão inflacionária
Trichet falou nesta quinta-feira em coletiva de imprensa, concedida em Frankfurt após a reunião da instituição, a qual definiu por unanimidade a manutenção da taxa de juro. O presidente do BCE chamou a atenção para o fato de que há uma contínua pressão para o aumento nos preços em decorrência, principalmente, relativos aos preços de energia e commodities.

No entanto, o presidente do BCE ressaltou que a instituição não antecipa as decisões da próxima reunião, ao passo que também opinou sobre a situação fiscal da Grécia, ao dizer que é contra a reestruturação da dívida e contra qualquer movimento que não seja voluntário.

Novas projeções
O BCE também atualizou as suas projeções para a inflação e para o crescimento econômico neste e no próximo ano. Para 2011, a alta nos preços deve ser de 2,6%, frente aos 2,3% previstos anteriormente, enquanto para 2012 a projeção se manteve em 1,7%.

Quanto ao PIB da Zona do Euro, espera-se um crescimento de 1,9% neste ano, em vez dos 1,7% projetados anteriormente, enquanto no ano seguinte a projeção de 1,8% foi reajustada para 1,7%.

Fonte: web.infomoney.com.br | 09.06.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bolsa sobe mais de 2% e dólar cai para R$ 2,28 em dia de bom humor com China

As exportações chinesas cresceram 5,1% em julho na comparação anual, acima do esperado, enquanto as importações aumentaram 10,9%, com o superavit comercial ficando em US$ 17,8 bilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Supremo estende benefício do aviso prévio proporcional

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, 7, que também têm direito ao aviso prévio proporcional de até 90 dias os empregados demitidos antes da Lei 12.506/11, que regulamentou o benefício.

Notícias Gerais, por Redação

Último dia: entrega da declaração do Simples vai até esta sexta-feira

As MPEs (micro e pequenas empresas) optantes do Simples Nacional que ainda não entregaram a DASN-2012 (Declaração Anual do Simples Nacional), relativa ao ano-calendário 2011, terão até esta sexta-feira (20) para fazê-lo.

Deixe seu Comentário:

=