Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/08/2013

Sistema aprimora gestão de recursos em CTI de Santa Casa

Para aprimorar a gestão dos dados clínicos das unidades intensivas, a equipe médica do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Diamantina substituiu as planilhas com fórmulas matemáticas pela utilização de um sistema informatizado. A ferramenta deu maior precisão ao gerenciamento da qualidade e da segurança no atendimento aos pacientes e aprimorou a gestão dos recursos públicos aplicados no CTI.

O monitoramento mais preciso dos dados clínicos das UTIs foi importante para aprovar um plano de trabalho, orçado em cerca de R$ 1,7 milhão, que definiu a estrutura e os recursos necessários para o aumento do número de leitos do CTI, de 10 para 20 unidades. O planejamento foi apresentado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e, durante a reunião, os médicos puderam acessar o software e demonstrar, em tempo real, dados clínicos do CTI, incluindo o número de pacientes internados, o tempo de permanência e a taxa de infecções hospitalares.

Marcelo Ferreira, coordenador do CTI e diretor técnico da Santa Casa, diz que graças à exposição dos dados clínicos relacionados à gestão da unidade o plano de trabalho foi autorizado mais rapidamente. Os equipamentos foram licitados e já estão sendo entregues. A previsão é que todos os equipamentos cheguem entre 60 e 90 dias e que as novas unidades estejam funcionando até dezembro de 2013.

A inserção de dados no sistema Epimed foi instituída como uma das tarefas a serem realizadas durante os plantões no CTI e a análise das informações clínicas tornou-se parte da rotina diária da equipe médica. Segundo Ferreira, as equipes médicas imprimem e avaliam, a cada 15 dias, relatórios com gráficos que apresentam dados atualizados sobre curva de mortalidade, sobrecarga do trabalho de enfermagem, surtos, infecções, entre outros dados clínicos. Os relatórios são apresentados à diretoria em reuniões administrativas mensalmente.

O uso do sistema serviu também como base de dados para dois estudos, apresentados durante o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva em Fortaleza, em 2012. A equipe de Fisioterapia da Santa Casa de Diamantina fez estudos sobre o uso de ventilação mecânica e sobre o perfil epidemiológico dos pacientes internados na unidade. A equipe, mais atenta aos sinais fornecidos pelo sistema Epimed, conseguiu diminuir o índice de complicações relacionadas ao uso de dispositivos invasivos e, com isso, reduziu a taxa de infecções.


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

SUS oferece medicamentos fitoterápicos em 14 Estados

O Ministério da Saúde informa que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece em 14 Estados 12 medicamentos fitoterápicos, entre eles a Aloe vera (Babosa) para o tratamento de psoríase e queimaduras, o Salix Alba (Salgueiro) contra dores lombares e a Rhamnus purshiana (Cáscara-sagrada) para prisão de ventre.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS pode oferecer entorpecentes para pacientes oncológicos com dor intensa

Está pronto para inclusão na pauta do Plenário o Projeto de Lei 3887/97, do Senado, que prevê o fornecimento de analgésicos, entorpecentes ou substâncias correlatas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para os pacientes com câncer acometidos por dor intensa e constante.

Saúde Empresarial, por Redação

Quase 8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam remédios gratuitos

Ao fazer o balanço do primeiro ano do programa Saúde Não Tem Preço, a presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (13) que 7,8 milhões de diabéticos e hipertensos receberam medicação gratuita no país.

Saúde Empresarial, por Redação

HC e empresas privadas fecham parceria para área de ortopedia

Acordo prevê a implantação de dois laboratórios para o desenvolvimento de produtos de terapia celular e aplicações na ortopedia

Deixe seu Comentário:

=