Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/08/2013

Sistema aprimora gestão de recursos em CTI de Santa Casa

Para aprimorar a gestão dos dados clínicos das unidades intensivas, a equipe médica do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa de Diamantina substituiu as planilhas com fórmulas matemáticas pela utilização de um sistema informatizado. A ferramenta deu maior precisão ao gerenciamento da qualidade e da segurança no atendimento aos pacientes e aprimorou a gestão dos recursos públicos aplicados no CTI.

O monitoramento mais preciso dos dados clínicos das UTIs foi importante para aprovar um plano de trabalho, orçado em cerca de R$ 1,7 milhão, que definiu a estrutura e os recursos necessários para o aumento do número de leitos do CTI, de 10 para 20 unidades. O planejamento foi apresentado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e, durante a reunião, os médicos puderam acessar o software e demonstrar, em tempo real, dados clínicos do CTI, incluindo o número de pacientes internados, o tempo de permanência e a taxa de infecções hospitalares.

Marcelo Ferreira, coordenador do CTI e diretor técnico da Santa Casa, diz que graças à exposição dos dados clínicos relacionados à gestão da unidade o plano de trabalho foi autorizado mais rapidamente. Os equipamentos foram licitados e já estão sendo entregues. A previsão é que todos os equipamentos cheguem entre 60 e 90 dias e que as novas unidades estejam funcionando até dezembro de 2013.

A inserção de dados no sistema Epimed foi instituída como uma das tarefas a serem realizadas durante os plantões no CTI e a análise das informações clínicas tornou-se parte da rotina diária da equipe médica. Segundo Ferreira, as equipes médicas imprimem e avaliam, a cada 15 dias, relatórios com gráficos que apresentam dados atualizados sobre curva de mortalidade, sobrecarga do trabalho de enfermagem, surtos, infecções, entre outros dados clínicos. Os relatórios são apresentados à diretoria em reuniões administrativas mensalmente.

O uso do sistema serviu também como base de dados para dois estudos, apresentados durante o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva em Fortaleza, em 2012. A equipe de Fisioterapia da Santa Casa de Diamantina fez estudos sobre o uso de ventilação mecânica e sobre o perfil epidemiológico dos pacientes internados na unidade. A equipe, mais atenta aos sinais fornecidos pelo sistema Epimed, conseguiu diminuir o índice de complicações relacionadas ao uso de dispositivos invasivos e, com isso, reduziu a taxa de infecções.


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Hipotireoidismo: oito dúvidas sobre a doença da tireoide

A tireoide é uma glândula endócrina que existe para harmonizar o funcionamento do organismo. Localizada no pescoço, é responsável pela produção de dois hormônios o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina)

Saúde Empresarial, por Redação

ANS lança Guia Prático sobre Planos de Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança nesta segunda-feira (12/3/2012) o Guia Prático e Guia de Bolso sobre Planos de Saúde com informações para esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano pela primeira vez.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministro descredencia 16 mil profissionais por fraude na Saúde

Com auditorias preventivas, foram descredenciados 11 mil agentes de saúde, 3,5 mil profissionais do PSF e 2 mil equipes da saúde bucal de janeiro até setembro deste ano

Deixe seu Comentário:

=