Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/04/2011

Saúde lança consulta pública para padronizar Cartão SUS

Objetivo é fixar padrões técnicos e de conteúdo, comunicação, segurança e privacidade sobre as informações dos usuários
 
Está aberta até 18 de maio a consulta pública sobre minuta de portaria que regulamenta o uso de padrões tecnológicos para os sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo informou o Ministério, o objetivo é reunir sugestões para a construção de mecanismos que permitam o intercâmbio automatizado das informações dos sistemas nacionais, estaduais e municipais de saúde que vão integrar o Sistema Cartão Nacional de Saúde.

Dentre os objetivos da portaria está o de fixar um conjunto de especificações técnicas e de conteúdo, comunicação, segurança e privacidade. Esses padrões serão utilizados na troca de informações sobre a saúde dos usuários do SUS, por meio dos sistemas de saúde estaduais, municipais e nacionais - públicos ou privados.

A portaria com a padronização tecnológica deverá ser publicada em até 30 dias após o fim da consulta pública. Para contribuir, o usuário precisa se cadastrar no portal do Ministério, informando e-mail e telefone.

Para o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério, Odorico Monteiro, a consulta pública é uma oportunidade para que a sociedade contribua para a implantação do Cartão Nacional de Saúde. "A padronização permitirá a construção de uma base nacional de identificação dos usuários, atribuindo um número único do SUS, válido em todo o território nacional. Com isso, vamos melhorar a gestão do SUS e contribuir para o aumento da eficiência no atendimento direto ao usuário", afirmou em comunicado.  

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 29.04.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Como explicar por escrito a negativa de atendimento médico?

Negativas de autorização para procedimentos médicos como exames, consultas e cirurgias deverão ser feitas por escrito pelas operadoras de planos de saúde, sempre que solicitadas pelo usuário.

Saúde Empresarial, por Redação

Cresce número de usuários, mas operadoras reduzem leitos

Números divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que, ao longo dos últimos três anos, ao mesmo tempo em que aumentou o número de usuários do setor de saúde privada, houve diminuição do número de leitos.

Deixe seu Comentário:

=