Publicado por Redação em Dental - 09/04/2013

Saiba o que esperar quando os primeiros dentes nascem

Quando o bebê chega perto de completar seis meses e apresentar sinais de irritação, pode ser que venha um dentinho por aí. Em alguns casos, a erupção começa aos três meses, enquanto há crianças que completam 12 meses ainda banguelinhas. O importante é estar preparada para essa fase com alguns truques e uma dose de paciência. 

A irritabilidade ocorre porque o nascimento dos dentes provoca coceira e desconforto nas gengivas do bebê, o que é completamente normal. Nessa fase, há algumas reações do organismo relativas à saúde bucal e outras que coincidem com outros momentos que o bebê está vivendo. Por exemplo, é normal a salivação aumentar nessa idade. Isso pode acontecer tanto pelo bebê movimentar mais a boca por conta do desconforto, quanto pelas glândulas salivares que estão amadurecendo.
 
Algumas mães relatam diarreia e febre nesse período de erupção dos dentes. Segundo um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, o aparecimento dos dentes pode sim causar diarreia, irritabilidade, problemas de sono e queda no apetite, mas os sintomas são leves e duram cerca de dois dias. 
 
“A febre também pode ocorrer por causa de uma contaminação originária dos objetos que a criança leva à boca, mas é preciso levar em conta que nesta fase o metabolismo está muito mais ‘ativo’ e, assim como em uma gestação, algumas reações do organismo podem ser exacerbadas”, diz a dentista Melissa Maeda, da Sorridents.
 
Parto prematuro
 
Alguns artigos científicos correlacionam o nascimento prematuro ou com baixo peso com o atraso do nascimento dos dentes de leite, bem como a má formação dos dentes. Para prevenir o problema, o ideal é fazer um acompanhamento com o dentista desde a gestação. Inclusive, porque é de extrema importância o cuidado com a saúde bucal da mãe, uma vez que a gengivite, por se tratar de um processo infeccioso, pode ser um dos fatores para ocorrer o parto prematuro. 
 
Se até um ano ainda não tiver nascido nenhum dente, é indicado procurar um odontopediatra para avaliar o caso, uma vez que o atraso muito grande da erupção dos dentes pode ajudar a má postura da língua. “Algumas vezes o nascimento dos dentes pode atrasar por não haver estímulos de mastigação suficientes após o período de amamentação exclusiva”, afirma Melissa.
 
O ideal é que até os 16 meses a criança tenha cerca de oito dentes e, no segundo ano, 20. Durante esse período, tenha à mão mordedores, que serão os melhores amigos do bebê. Seu formato e material aliviam o desconforto sem machucar a gengiva. Um truque é colocar o mordedor na geladeira para que o gel interno esfrie e alivie ainda mais a coceira que o bebê sente. “Ofereça o mordedor gelado à criança e até alimentos gelados, já que o frio ‘amortece’ a gengiva, causando alívio e o fato de morder o objeto, tende a ajudar o processo de erupção”.
 
 Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentes do bebê precisam de cuidados especiais

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde.

Dental, por Redação

Dedique tempo para escovar os dentes

O ato de escovar os dentes não é a hora predileta do dia de muita gente. Apesar de a higiene bucal tomar poucos minutos do dia e ser essencial para a saúde, falta paciência para dedicar a atenção adequada para esse momento.

Deixe seu Comentário:

=