Publicado por Redação em Previdência Corporate - 11/06/2013

Saiba como utilizar bem o dinheiro da restituição de Imposto de Renda

Qual o seu plano para a restituição do Imposto de Renda?

1) Investir
2) Pagar dívidas
3) Gastar
 
Para cada um desses itens, há alguns cuidados a observar:
 
1) Se você respondeu investir, atenção. São muitas as pessoas que fazem o mesmo plano, mas, na hora H, quando o dinheiro está finalmente na conta, a pressão pelo consumo fala mais alto. Normal, dizem os economistas comportamentais. Esses pesquisadores constataram que é mais fazer planos do que executá-los.
 
Por isso, um truque é fazer o investimento antes que o dinheiro chegue à sua mão. Como? 
 
Faça já no seu home banking a transferência dos recursos para a aplicação que desejar. Deixe a aplicação programada e, no dia em que o depósito for feito, você nem sequer se lembrará desses recursos.
 
Os americanos chamam esta estratégia de Save More Tomorrow (Guarde Mais Amanhã). Consiste em programar suas aplicações de forma automática para o futuro e não com os recursos atuais, apenas com o que você receberá para frente.
 
2) Para quem vai pagar dívidas, também é necessário planejar. As dívidas estão atrasadas 
ou você irá antecipar o pagamento? 
 
Se estiverem atrasadas, avalie com atenção as multas e juros cobrados. Muitas vezes, os custos são excessivos. Por isso, não tenha pressa, renegocie, afinal, você está com o dinheiro na mão.  Já se você estiver antecipando o pagamento, peça o desconto.
 
3) Na hora de gastar, também tenha atenção. O risco não é gastar tudo, mas usar estes recursos para iniciar novas dívidas. Veja, agora você tem a entrada para um financiamento, não é mesmo? Observe, contudo, que este não é um recurso recorrente. Já a dívida implicará em parcelas que vão cair nos meses seguintes.
 
Fonte: G1

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS define regras para a aposentadoria de deficiente

O INSS definiu as regras para a aposentadoria de deficientes. A aposentadoria sem desconto também beneficiará quem se tornou deficiente após se filiar ao INSS, segundo o secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo Rolim.

Previdência Corporate, por Redação

Investidor tem 3 semanas para aplicar em previdência e pagar menos IR

O poupador tem três semanas para garantir um pagamento um pouco menor de Imposto de Renda no ano que vem. Esse é o prazo final para que aplicações em planos de previdência privada do tipo PGBL possam ser deduzidas do Imposto de Renda a ser pago no ano que vem.

Deixe seu Comentário:

=