Publicado por Redação em Dental - 05/12/2012

Saiba como fazer a higienização correta do implante dentário

Os implantes exigem o mesmo rigor que os dentes em questão de higiene. Isso porque o descuido pode levar ao surgimento de doenças que, além de comprometerem o implante, podem afetar a saúde em geral.

Segundo o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy, é mito imaginar que os implantes são mais resistentes do que os dentes em relação às doenças bucais. Na realidade, a formação da placa bacteriana sobre os implantes não difere da placa formada sobre as superfícies dentais naturais. “A formação da placa pode ser influenciada pela superfície lisa dos implantes, porém não existe nenhuma evidência de que esta diferença previna o aparecimento das doenças peri-implantares de origem biológica”, alerta Lewgoy.
 
O pós-operatório exige cuidados especiais, uma vez que a boca fica sensível com o procedimento. A escova dental deve possuir cabeça pequena e compacta e que faça a desorganização da placa bacteriana de forma suave nas regiões recém-operadas. Também é preferível optar por cerdas ultramacias. Outro ponto importante de ressaltar é que a higienização do implante pode ser complementada com escovas interdentais, que possibilitam a limpeza da região entre os dentes e a gengiva sem traumatizar os tecidos e os implantes. 
 
Segundo Lewgoy, o ideal é utilizar a clorexidina em conjunto com a escova de dentes. “É um agente anti-infeccioso que apresenta uma baixa toxicidade e é amplamente utilizado sob as formas de antissépticos, um item obrigatório para os profissionais que realmente se preocupam com a saúde e o conforto dos pacientes”, informa o especialista.
 
Complicações
O descuido com a higiene dos implantes pode levar ao surgimento de doenças peri-implantares - possíveis complicações do tratamento com implantes – que, além de comprometerem o implante, podem afetar a saúde em geral.
 
As doenças peri-implantares são classificadas em mucosite peri-implantar e peri-implantite. A primeira é uma reação inflamatória reversível nos tecidos ao redor dos implantes. No outro caso, o processo inflamatório afeta os tecidos ao redor do implante, mas o resultado é a perda do osso de suporte.
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Tratamento para clareamento em consultórios em apenas uma única sessão

Quase todas as pessoas, que têm dentes permanentes, podem ser candidatos ao clareamento dental. Seu dentista poderá avaliar sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento mais adequado para você.

Dental, por Redação

Feche a Boca para a Perda Óssea

Alguns fatores, como alterações hormonais, trauma oclusal e periodontite com presença de tártaro, além de fumo e álcool, podem levar à perda óssea, que tem como conseqüência a diminuição na qualidade da mastigação, podendo trazer problemas nutricionais e digestivos.

Dental, por Redação

Sesc Taubaté promove palestra sobre saúde bucal

O Sesc Taubaté promove dia 10 de maio, a partir das 10h, palestra que apresentará orientações sobre a manutenção da saúde bucal, destacando a consequente melhoria da qualidade de vida a partir dos cuidados com a boca.

Deixe seu Comentário:

=