Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/03/2012

Rendimento médio do trabalhador cresce 4,44% em fevereiro, diz IBGE

O rendimento médio real da população ocupada cresceu 4,44% em fevereiro, no confronto com o mesmo mês de 2011, para R$ 1.699,70. Na comparação com janeiro de 2012, houve aumento de 1,19%.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (22), fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas seis principais regiões metropolitanas do País.

Rendimentos por região
Frente a janeiro, das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, houve alta no rendimento médio real da população ocupada em duas delas.

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores na análise regional, em relação a janeiro, subiu no Rio de Janeiro (3,70%) e em São Paulo (2,56%). Por outro lado, houve queda em Recife (-5,50%), Salvador (-2,40%), Belo Horizonte (-1,73%) e Porto Alegre (-2,36%).

Na comparação com fevereiro de 2011, houve acréscimo em Recife (6,75%), Salvador (18,63%), Belo Horizonte (6,99%), Rio de Janeiro (0,41%) e São Paulo (5,45%) . Rendimento ficou caiu apenas em Porto Alegre (-2,39%).

Renda por atividade econômica
No confronto anual, dentre as atividades econômicas analisadas, o maior aumento no rendimento médio real habitualmente recebido foi no referente à construção, com avanço de 13,4%.

Em segundo e terceiro lugares ficaram serviços domésticos e ‘outros serviços’, que contempla alojamento, transporte e limpeza urbana, alta de 8,2% e 37,6%, respectivamente. Em seguida aparecem educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social, que tiveram alta de 4,8%. População ocupada; indústria extrativista, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água; e comércio reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis, cresceram 4,4%, 4,3% e 2,5%, respectivamente.

Por outro lado, foi observada queda em serviços prestados à empresa, alugueis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, com recuo de 1,6%.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo planeja criar Secretaria Nacional do Idoso

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, afirmou que o governo estuda a criação de uma secretaria para tratar de políticas relacionadas ao idoso.

Notícias Gerais, por Redação

Ministros de Finanças do G20 se reúnem em Paris para discutir crise

Os ministros de Finanças do G20 --grupo que reúne as principais economias industrializadas e os países emergentes-- e os representantes dos Bancos Centrais começam nesta sexta-feira em Paris uma reunião de dois dias sobre a crise da dívida na zona do euro, com foco na Cúpula do grupo que acontece no início de novembro.

Deixe seu Comentário:

=