Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/05/2012

Receita desarticula quadrilha especializada em fraudes no IR

A operação Onça Preta, realizada em conjunto entre as Receita e a Polícia Federal, desarticulou nesta quinta-feira (3) uma quadrilha acusada de fraudar a DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) para obtenção de restituições indevidas.

De acordo com a Receita Federal, os crimes envolveram a DIRPF (Declaração do Imposto Sobre Renda da Pessoa Física) e a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) de prefeituras do estado da Bahia e somam mais de R$ 5 milhões em fraudes.

Entre os crimes praticados pela quadrilha está a falsidade de documento público, uso de documento falso, formação de quadrilha, estelionato e crimes contra a ordem tributária.

Indícios de fraudes
Segundo a Receita, os contribuintes que apresentaram declarações com indícios de fraude vão receber intimações. Para evitar os processos, os contribuintes devem corrigir as informações falsas prestadas, enviando as declarações retificadas. A ressalva é que as retificações só podem ser feitas antes dos contribuintes serem notificados pela Receita, caso contrário só poderão responder de forma administrativa e penalmente.

Os contribuintes beneficiados pelo esquema deverão devolver os valores recebidos indevidamente acrescidos de juros. Além disso, também poderá ser cobrada uma multa de até 300% do valor do imposto retido declarado, além de responder criminalmente pela fraude, já que a Receita encaminhou ao Ministério Público Federal as informações sobre o esquema e a relação de todos os contribuintes envolvidos.

Operação
A operação contou com a participação de 10 servidores da Receita Federal e 20 policiais federais para cumprir 3 mandados de busca e apreensão na Bahia, nas cidades de Jequié e Feira de Santana, além de um em Fortaleza (CE).

Ainda foram expedidos dois mandados de prisão e duas conduções coercitivas, onde a Receita espera apreender documentos, computadores e mídias magnéticas.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Perspectiva de corte na Selic sustenta alta do Ibovespa

No primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), os investidores domésticos operam com otimismo, impulsionados pela possibilidade de um novo corte na taxa básica de juros.

Notícias Gerais, por Redação

Oferta de remédio para asma cresce quase 30%

No Dia Nacional de Controle da Asma, celebrado nesta quinta-feira (21), há muito o que se comemorar em relação ao crescimento do acesso da população ao tratamento da doença.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa sobe na véspera do feriado

Depois de uma semana de volatilidade, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta nesta segunda-feira (30), véspera do feriado do Dia do Trabalho.

Notícias Gerais, por Redação

Com dólar caro e juro menor, BC reduz previsão para dívida pública

A alta do dólar e a redução da taxa básica de juros, a Selic, foram os principais fatores que levaram ao Banco Central a reduzir a previsão para a dívida pública neste ano.

Deixe seu Comentário:

=