Publicado por Redação em Dental - 11/06/2014

Protetor bucal evita 90% de lesões em partidas de futebol

Edifícil ver nos campos jogadores que usam protetores bucais, o que é um grande erro, segundo Neide Pena Coto, professora de odontologia da USP que acaba de lançar um livro chamado “Odontologia no Esporte – Uma abordagem multiprofissional”. Para ela, usar protetores bucais é a melhor forma de proteger a boca de uma série de complicações e traumas.

“Os protetores ideais são individuais e confeccionados sobre modelo em gesso da arcada dentária do jogador. Eles são muito diferentes dos protetores comercializados em lojas esportivas chamados de ‘aquece e morde’. O protetor bucal individualizado, que é feito por um cirurgião-dentista, permite comunicação, ingestão de líquidos e não atrapalha a respiração”, diz a especialista.

Usando esse tipo de proteção, os jogadores de futebol estão livres de problemas bastante comuns, como lacerações de lábios e línguas e fraturas dentais. “Os dentes incisivos centrais superiores são os mais atingidos durante uma partida e o uso correto do protetor bucal individualizado diminui esse risco em 90%“, diz Neide.   

Para fraturas de ossos da face (principalmente nariz e “osso da bochecha”), também existem protetores faciais. Eles normalmente são usados para proteger lesões já existentes, como recentemente foram os casos dos jogadores Renato Augusto, do Corinthians, e Álvaro Pereira, do São Paulo, que após sofrerem uma fratura no rosto, jogaram diversos jogos com uma espécie de “máscara”.  

Bom rendimento

Para Neide, é uma pena que os protetores bucais não sejam obrigatórios no futebol. “O protetor bucal bem ajustado e acompanhado pelo cirurgião-dentista traz segurança ao atleta, resultando em um melhor rendimento na partida”.

Além dos protetores bucais, a presença do profissional da odontologia em uma equipe esportiva também é fundamental para que a boca do atleta tenha a atenção devida. “O cirurgião-dentista dentro de um clube de futebol vai minimizar seqüelas e gastos financeiros, além de prevenir doenças”, diz Neide.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde bucal é prejudicada por grades dentárias

São a última moda em adorno dental, mas não há nada de bonito no dano que podem trazer a seu sorriso.

Dental, por Redação

Escova gasta pode danificar dentes e gengiva

Não existe um prazo exato para trocar a escova de dentes, tanto que elas não vêm com prazo de validade na embalagem.

Dental, por Redação

Fique atento com alimentos que mancham os dentes

Alguns alimentos são inimigos dos tão desejados dentes branquinhos. Café, vinho tinto, chá e até algumas verduras entram para a lista negra do sorriso brilhante.

Dental, por Redação

Dores na coluna podem se originar nos dentes?

Você não tem tempo para comer direito e vive beliscando qualquer coisa. Esse hábito cada vez mais comum, aliado a problemas bucais, pode resultar em dores na coluna cervical.

Deixe seu Comentário:

=