Publicado por Redação em Dental - 22/06/2011

Própolis e Endodontia (tratamento de canal)

Produto natural, produzido pelas abelhas para vedar suas colméias e protegê-las contra microrganismos, a própolis apresenta propriedades antimicrobiana, antiinflamatória, cicatrizante, imunomoduladora, antimutagênica, conhecidas pela medicina popular e comprovadas na literatura científica. Por isso, o desenvolvimento de pesquisas envolvendo a própolis vem aumentando ano a ano.

Na odontologia, diversos estudos têm demonstrado sua efetividade em inibir a formação de placa bacteriana. A aplicação da própolis na terapêutica endodôntica ainda tem sido pouco explorada. Por apresentar todos os efeitos já citados, a própolis tem tudo para ser uma ótima opção de medicação intracanal, pois o tratamento endodôntico (tratamento de canal) sempre busca a diminuição do processo inflamatório no periápice e o completo reparo dos tecidos periodontais apicais.

Partindo desta hipótese, surgiu a proposta do desenvolvimento de uma fórmula a base de própolis para ser utilizada como medicação intracanal. Inicialmente foram testadas as atividades antiinflamatória e antimicrobiana de formulações líquidas desenvolvidas pelo laboratório de farmacotécnica da Universidade Estadual de Maringá-UEM, a partir de extrato bruto de própolis. Todos os testes em ratos foram desenvolvidos no Laboratório de Inflamação da Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Os resultados encontrados foram promissores e deram subsídios para o desenvolvimento de formulações pastosas, as quais serão agora testadas através de uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá-UEM e a Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP.

Fonte: odontologika.uol.com.br | 22.06.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista indica melhor tratamento para 3 casos de halitose

Sinusite constante, mau uso do fio dental e pouco fluxo salivar são alguns problemas de leitores que sofrem com o mau hálito e não sabem o que fazer

Dental, por Redação

Jovens com asma apresentam maior risco de cárie

Asma e cárie dentária - dois dos problemas de saúde mais comuns que afetam crianças, adolescentes e jovens adultos - podem ser um golpe duplo, segundo uma pesquisadora da Suécia.

Dental, por Redação

Hipertensão arterial no tratamento odontológico

O tratamento odontólogico, por seu caráter quase sempre cirúrgico (extração dentária é uma pequena cirurgia!)

Dental, por Redação

57 milhões de brasileiros sofrem de halitose crônica

Em 22 de setembro foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Halitose. De acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 57 milhões de brasileiros tm halitose crônica, que aparece com mais frequência entre os idosos. Jovens e crianças não estão imunes.

Deixe seu Comentário:

=