Publicado por Redação em Previdência Corporate - 15/07/2015

Previdência Privada ou fórmula 90/100

Cada caso é um caso; melhor escolha depende de cálculos

Olha aí uma pergunta interessante que chegou no meu site www.renatofollador.com.br: meu nome é Vitor, tenho 55 anos de idade e 35 de contribuição ao INSS. O Senhor sempre fala que quem se aposenta com pouca idade e continua a trabalhar, o ideal é aplicar toda a aposentadoria do INSS numa previdência privada até quando decidir parar definitivamente. Com a nova fórmula 90/100 recém-aprovada, o que é melhor fazer: aposentar-se já e recolher para uma previdência privada ou continuar recolhendo para o INSS até atingir o somatório 100 no caso dos homens.

Ótima pergunta, mas com resposta difícil, pois cada caso é um caso. Tem que fazer cálculo e isso é coisa para especialista. E vale uma consulta, pois a decisão vai impactar na aposentadoria pelo resto da vida.

Neste caso do Vitor, ele pode parar já, pois cumpriu a carência mínima de 35 anos para se aposentar por tempo de contribuição. Mas como ele tem só 55 anos de idade, o fator previdenciário é 0,70, ou seja, ele vai se aposentar perdendo 30% da média dos salários de contribuição.

Hoje, ele tem a soma 90 (55 mais 35). Se ele trabalhar mais 5 anos, somaria também mais 5 anos de idade, atingiria a soma 100 e ficaria livre do fator e da perda de 30%. Isso ele não conseguiria em 5 anos na previdência privada.

Resumo: recolha mais 5 anos para o INSS.

Fonte: Artigo - Blog Renato Follador


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Pior horário para enviar a declaração é entre 14h e 15h, afirma supervisor do IR

"O horário de maior concentração de envio de declaração de IR acontece entre as 14h e 15h". A informação é do supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, para quem o melhor horário para o envio da declaração é após as 20h.

Previdência Corporate, por Redação

Saiba como declarar previdência privada no Imposto de Renda

Quem contribui mensalmente com a previdência privada precisa declarar os pagamentos efetuados ou um eventual resgate no Imposto de Renda, mas não é todo plano que pode ser informado no formulário do IR.

Deixe seu Comentário:

=