Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/03/2014

Previdência privada é opção para dividir patrimônio

O uso da previdência privada como parte do planejamento sucessório tem sido cada vez mais indicado por escritórios de advocacia. A razão disso é que, ao contrário do inventário, ao optar por transferir o patrimônio ou parte dele para um fundo de previdência é possível economizar no pagamento de tributos, custos processuais e honorários advocatícios.

Os planos de previdência oferecem também ao titular a possibilidade de designar ainda em vida os beneficiários e quanto cada um vai receber do total acumulado. Além disso, os recursos destinados ao fundo de previdência ficam rapidamente à disposição dos beneficiários, o que pode assegurar o sustento da família durante o processo de inventário, que pode levar anos para ser concluído.

Outra facilidade é que o participante pode mudar, a qualquer momento, a indicação dos beneficiários e a proporção dos recursos a que cada um tem direito, o que tende a evitar problemas na hora da divisão do dinheiro.

 Os dois principais produtos de previdência privada aberta comercializados por bancos e seguradoras - o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o plano Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) - podem ser usados como instrumento de  planejamento sucessório. O mais indicado é o VGBL, uma vez que, no momento do resgate total ou parcial do saldo, o Imposto de Renda será cobrado apenas sobre os rendimentos obtidos com as aplicações feitas com os recursos do fundo.

Fonte:  http://www.meubolsoemdia.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Ministério fiscaliza a previdência

Os regimes próprios de Previdência, como é o caso da capital potiguar, são monitorados pelo Ministério da Previdência Social (MPS). No caso do Natalprev são dois os fundos onde deverão estar as reservas que garantem a aposentadoria dos servidores municipais.

Previdência Corporate, por Redação

Posso reduzir o valor resgatado da Previdência Privada na minha declaração?

  Especialista esclarece dúvida de leitor sobre declaração do Imposto de Renda

Previdência Corporate, por Redação

Mulheres aderem cada vez mais à previdência privada e investimentos de longo prazo

A mulher do século XXI possui um perfil diferenciado. Além do papel multifunção, ela agora é investidora. Preocupada com o seu futuro e o de sua família, a mulher passou a aplicar seu dinheiro para complementar sua renda ao se aposentar, cenário até então bem comum somente entre os homens.

Previdência Corporate, por Redação

INSS realiza pagamento para beneficiários com cartão final 2

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza nesta quinta-feira o pagamento do benefício aos aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem o cartão com final 2, desconsiderando o dígito.

Previdência Corporate, por Redação

Brasileiro planeja pouco a aposentadoria

Metade da população admite despreparo financeiro para o período após o trabalho, segundo pesquisa do HSBC

Deixe seu Comentário:

=